JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 26 de fevereiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Drones e detectores de metais darão segurança à área destinada a shows do carnaval

Prefeitura de Uberaba anunciou que haverá videomonitoramento com drone onde serão realizados os shows

23/01/2020 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Para garantir segurança na Mogiana durante a programação de carnaval, a Prefeitura de Uberaba anunciou que haverá videomonitoramento com drone onde serão realizados os shows e instalação de catracas com detectores de metais para controlar a entrada na praça. 

O lugar escolhido para a realização da festa foi alvo de questionamentos nas redes sociais logo após a Prefeitura anunciar os shows na praça da Mogiana. Isso porque a área concentra ocorrências de criminalidade e a preocupação acabou levando a cancelar a programação na virada do ano no local.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos, um esquema de segurança foi definido ontem para a praça do Mogiana com apoio das forças de segurança pública e será suficiente para que os foliões possam aproveitar o carnaval sem problemas no local. “A preocupação do cidadão sempre é uma preocupação da secretaria. As tratativas com as demais forças de segurança pública foram feitas. O esquema de segurança será suficiente para que os foliões possam brincar e assistir aos shows com tranquilidade”, manifesta.

O projeto prevê que a praça da Mogiana será completamente fechada para a programação de carnaval, ficando apenas com uma entrada pela rua Jesuíno Felicíssimo. Neste ponto, haverá detectores de metais e catracas serão instaladas para contagem de foliões. Segurança particular também será contratada para reforçar o policiamento.

As ruas no entorno (Osmar Natal Bisinoto, Dona Nitinha, Capitão Batista Machado, Coronel José Francisco e Doutor José Pereira Rebouças) estarão interditadas para que não haja acesso de veículos no local e funcionarão como saídas de emergência, caso seja necessária a evacuação. Agentes de Trânsito e Guarda Municipal ficarão nas imediações para garantir que as leis de trânsitos sejam cumpridas e para que não haja estacionamento em locais irregulares.

A segurança também contará com videomonitoramento da Guarda Municipal, com drone equipado com câmeras de longo alcance para acompanhar em tempo real a movimentação na Mogiana. Além disso, duas torres de monitoramento com canhão de luz serão colocadas na área para reforçar a segurança. 

Dentro da proposta, a instalação de lâmpadas de LED na praça da Mogiana foi antecipada para assegurar melhor iluminação no local. "Colocaremos a iluminação de LED na praça e no entorno. Com isso, daremos maior luminosidade àquela região, que vai melhorar significativamente a questão da segurança”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos e Obras, Antônio Sebastião Oliveira.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia