JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 28 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Elisa Araújo é reprovada em processo seletivo e comunica desfiliação ao Partido Novo

Presidente da Fiemg Regional explica que procurará nova sigla para se candidatar à Prefeitura em outubro

19/01/2020 - 12:18:23. Última atualização: 20/01/2020 - 15:54:59.


A arquiteta, empresária e Presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande Elisa Araújo comunicou na manhã deste domingo (19) que não participará da próxima e última fase do processo seletivo do Novo. O partido abriu processo para escolher candidatos para representarem o Novo na corrida eleitoral majoritária de outubro deste ano.

“Comunico que minha participação no Partido Novo chegou ao fim. Fui informada de que não estarei na próxima fase do processo seletivo para o cargo de prefeita de Uberaba. Respeito os critérios da entrevista, mas, neste momento, sigo firme para trabalhar para aqueles que acreditam em uma cidade melhor e mais justa. Agradeço o apoio do Diretório do Novo em Uberaba e do Diretório Estadual”, diz nota.

Mas isso não significa que a arquiteta tenha desistido do pleito. Ainda de acordo com nota publicada, Elisa já está conversando com outros partidos para continuar o projeto. “Estou em contato com uma liderança partidária e, em breve, comunicarei a sigla com a qual seguirei no pleito de 2020”.

A Coluna Cá Entre Nós desta semana noticiou que o comitê do Partido Novo enviou comunicado ao engenheiro Moacyr Lopes de que ele também não continuaria no processo para definição do candidato a prefeito nas eleições deste ano em Uberaba. À coluna, Moacyr disse que sua intenção é se desfiliar e abandonar a política, acrescentando que já esperava que Elisa Araújo (indicada por Zema na sua passagem pela cidade) seria a escolhida.

Em novembro de 2019, o governador Romeu Zema, durante almoço com empresários em Uberaba, anunciou Elisa como sua indicada a prefeita.

A reportagem entrou em contato com o diretório do partido Novo para entender a decisão de não ter candidatos nem a prefeito nem a vereadores em Uberaba. Anderson Santos, Líder Novo Uberaba, por meio de nota, explica que uma das regras para que a cidade continuasse na disputa, seria ter  pelo menos um candidato a prefeito aprovado no prorocesso Seletivo. " Foi determinado pelo Diretório Nacional que cada estado poderá ter uma cidade-exceção, que terá processo para vereador, mesmo sem cumprir o critério de 1 prefeito aprovado. Sabendo disso, nesse momento, o núcleo trabalha juntamente com os diretórios estadual e nacional para uma possível inclusão de Uberaba como cidade-exceção. Todos os meios estão sendo postos para que nossa cidade possa ter candidatos do Novo nas próximas eleições.", conta a nota. 

Confira a nota completa: O núcleo do Novo de Uberaba se reuniu com seus filiados e apoiadores no Domingo (19/01) para levar notícias atualizadas a respeito do Processo para as eleições de 2020.

Foram lembrados os pré-requisitos para participação nas eleições municipais.

- Município com +300 mil habitantes
- Atingir 150 filiados ativos até Junho de 2019.
- Captar 60 mil reais para financiar a criação do diretório.
- Ter pelo menos 1 candidato a prefeito aprovado no Processo Seletivo.

Foi determinado pelo Diretório Nacional que cada estado poderá ter uma cidade-exceção, que terá processo para vereador, mesmo sem cumprir o critério de 1 prefeito aprovado.

Em seguida, foram apresentados os fatos cronologicamente.

- 03/05 - Atingimos a meta de 150 filiados ativos.
- Set/Out - Tivemos 8 candidatos inscritos no Processo Seletivo para Prefeito.
- Outubro - 3 candidatos foram aprovados para a 2° fase sendo que um deles optou pela desistência do Processo.
- Janeiro - Os últimos 2 candidatos foram comunicados de sua não continuidade na 3ª fase do Processo Seletivo.
Obs.: O município de Juiz de Fora foi indicado como cidade-exceção.

Os fatos, considerando as regras apresentadas, não permitem que o Novo Uberaba participe das eleições municipais de 2020, tanto na eleição majoritária quanto na proporcional.

Sabendo disso, nesse momento, o núcleo trabalha juntamente com os diretórios estadual e nacional para uma possível inclusão de Uberaba como cidade-exceção. Todos os meios estão sendo postos para que nossa cidade possa ter candidatos do Novo nas próximas eleições.

O Novo Uberaba agradece a todas as pessoas que se inscreveram no Processo Seletivo e demonstraram interesse em trabalhar pela bandeira da Liberdade e renovação pelo nosso partido.

No momento aguardamos retorno do diretório nacional e, em breve, esperamos trazer boas notícias. Contamos com a ajuda de todos os nossos filiados e apoiadores.

Leia mais


DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia