JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 19 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Cozinha social espera sinal verde de Ministério para começar a funcionar

A construção do imóvel foi concluída em 2017, mas até hoje o espaço continua fechado e acabou sendo alvo de reclamações na semana passada

14/01/2020 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos


Município aguarda apenas aval do Ministério do Desenvolvimento Social para colocar em funcionamento a cozinha social, que será instalada no prédio onde seria o restaurante popular. A construção do imóvel foi concluída em 2017, mas até hoje o espaço continua fechado e acabou sendo alvo de reclamações na semana passada. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, lembra que tratativas estão em andamento desde 2018 com o governo federal para instalar um programa de cozinha social no prédio, com cursos de formação na área de alimentação para famílias de baixa renda. A mudança foi solicitada após verificar que grande parte dos restaurantes populares do país fechou as portas.

Cury afirma que está em contato com a equipe do Ministério de Desenvolvimento Social e houve a garantia de um posicionamento oficial ainda este mês para liberar o uso do prédio dentro da nova proposta.

Questionado, o secretário explica que o mobiliário e equipamentos para a implantação da cozinha social estão prontos, bem como pessoal para realizar os treinamentos. “Não é tanta coisa quanto seria necessário em um restaurante [...] Quanto ao pessoal, vamos poder absorver e remanejar os funcionários que já temos”, explica.

Enquanto o serviço não entra em operação, o titular da pasta assegura que o prédio está sendo monitorado e limpeza é feita periodicamente no local. 

De acordo com Cury, as reclamações feitas por moradores sobre sujeira, mato e uso do espaço por pessoas em situação de rua são referentes a um imóvel vizinho, onde era o Centro Social Urbano. Ele afirma que providências estão sendo tomadas pela Prefeitura para resolver os problemas verificados no local.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia