POLÍTICA

Uberaba é autorizada a licenciar empreendimentos de grande porte

Município é o primeiro do interior de Minas a poder emitir o licenciamento ambiental das classes V e VI para atividades de maior porte e potencial poluidor

Gisele Barcelos
Publicado em 17/12/2019 às 21:41Atualizado em 18/12/2022 às 02:54
Compartilhar

Jairo Chagas

Convênio foi assinado ontem com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira

Estado ampliou autorização para a Prefeitura de Uberaba emitir licenciamento ambiental. O município já estava habilitado para conceder a licença a empreendimentos das classes I a IV, mas convênio assinado ontem oficializou a permissão para a PMU assumir também procedimento das classes V e VI, que incluem atividades de maior porte e potencial poluidor

Presente à solenidade, o secretário estadual de Meio Ambiente, Germano Vieira, explicou que, até então, os empreendimentos das classes V e VI precisavam de entrada ao processo na Superintendência Regional Triângulo Mineiro em Uberlândia, mas a partir de agora passarão a ser atendidos na própria cidade de Uberaba. “Os problemas serão resolvidos diretamente aqui. Fica uma gestão mais ágil porque o município está mais próximo das pessoas”, pondera.

O secretário estadual também ressalta que a medida dará mais previsibilidade aos investimentos, evitando que os processos fiquem parados. Além disso, ele pondera que haverá mais segurança para a população, pois a Prefeitura tem condições de acompanhar de perto o cumprimento da agenda ambiental.

Vieira ainda acrescentou que Uberaba se tornou o primeiro município fora da região metropolitana a poder licenciar empreendimentos até a classe VI, além de ser a primeira cidade do interior do Estado autorizada a fazer o licenciamento junto com as autorizações de supressão no bioma Mata Atlântica. “Isso desburocratiza e dá agilidade aos processos, mas as regras federais e estaduais são as mesmas, com toda segurança ambiental para a população e para quem vai investir”, disse.

Já o prefeito Paulo Piau acrescentou que a entrada nos processos de licenciamento ambiental para as classes V e VI também será feita pelo sistema online da Prefeitura para dar maior celeridade ao procedimento. O sistema estará disponível a partir de 2 de janeiro, segundo informações da Codiub.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Marlus Salomão, a autonomia para a emissão de licenças ambientais representa mais um atrativo a novos empreendimentos que desejarem se instalar em Uberaba, pois haverá maior rapidez nos processos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por