POLÍTICA

Governo de Minas confirma primeira parcela do 13º da segurança neste ano, mesmo sem leilão de nióbio

Aos demais servidores resta esperar pela concretização da operação da Codemig

Publicado em 16/12/2019 às 16:08Atualizado em 18/12/2022 às 02:52
Compartilhar

O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Bilac Pinto, confirmou nesta segunda-feira (16) que a primeira parcela do 13º salário dos funcionários da segurança pública será paga neste ano, mesmo que o leilão do nióbio não se concretize a tempo. O pagamento ficou acordado durante reunião com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, no dia 7 de outubro.

Serão três parcelas, sendo a primeira no dia 21 de dezembro, e as demais nos dias 21 de janeiro e fevereiro. Quanto ao restante do funcionalismo, somente com o leilão dos recebíveis do nióbio é que o governo arrecadará recursos suficientes para pagar o 13º salário e colocar os salários em dia nos próximos seis meses. A operação poderá dar R$ 5 bilhões à atual administração. O governo projeta receber até 49% do adiantamento dos royalties do nióbio durante 12 anos. Pelo mesmo período, o estado continuará recebendo os outros 51%.

Em nota enviada à imprensa no fim da tarde desta segunda-feira (16), o SINDPÚBLICOS-MG repudiou o anúncio de que somente os servidores ligados à segurança pública terão a quitação da primeira parcela do 13º salário, a que chamou de descaso com as demais categorias. O sindicato também informou que convidou os sindicatos do poder Executivo para uma reunião nesta terça-feira (17) às 15h, na sede do SINDPÚBLICOS-MG para discutir o pagamento do 13º do funcionalismo público em parcela única em 2019.

Além do pagamento do 13º salário, os servidores da segurança pública e o governo do Estado acordaram sobre a reposição salarial da categoria. Ficou decidido que o percentual será dividido em três parcelas: 13% em julho de 2020, 12% em setembro de 2021 e 12% em setembro de 2022.

Sobre os salários dos servidores da segurança em janeiro, fevereiro e março, eles serão pagos em uma parcela até o 7º dia útil. A partir de abril, o dinheiro passa a ser depositado até o 5º dia útil. 13 salários

Com a operação que antecipa os créditos do nióbio podendo não ser viabilizada ainda em 2019, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou na sexta-feira (13) que seu governo já pagou 13 salários aos servidores mineiros e trabalha para quitar abono de Natal deste ano. Ele não apresentou uma data para o pagamento do 13º salário de 2019, se restringindo a afirmar que sua equipe trabalha para que o dinheiro entre na conta dos servidores ainda este ano.

“Pagamos o 13º salário que o último governo não pagou. Este ano ainda não temos dinheiro para pagar nosso 13º, mas já pagamos o do governo anterior, que não honrou. Então, de certa maneira, este ano já pagamos 13 salários para o funcionalismo”, disse Zema.

Após o encontro partidário, o governador se reuniu com os secretários de Planejamento Otto Levy e da Fazenda Gustavo Barbosa para discutir a situação da operação de crédito do nióbio.

*Com informações da rádio Itatiaia e do jornal O Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por