JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Uberabenses se formam em capacitação para entrada na política nas eleições de 2020

Apenas sete uberabenses estão entre os 1.170 formados pelo Instituto RenovaBR Cidades, cuja proposta é capacitar pessoas para o meio político

15/12/2019 - 00:00:00. - Por Marília Mayer

Sete uberabenses estão entre os 1.170 formados pelo Instituto RenovaBR Cidades em 2019. São eles: Antonio Carlos Evangelista, Celso Neto, Daniel Angotti, Rafael Carvalho, José Victor Prado, Fabio Apolinário e Rochelle Gutierrez. A cerimônia de formatura ocorreu no sábado (7), em São Paulo.

A partir de agora, eles participam de entrevistas para definir os nomes que seguem para a segunda etapa do programa, na qual 200 selecionados receberão um acompanhamento mais incisivo no ano que vem.

O Instituto RenovaBR capacita pessoas sem mandatos para entrarem no meio político. Entre os pré-requisitos para participação está a intenção de se candidatar a cargo eletivo nas eleições municipais.

Em entrevista ao JM Online, a assessora parlamentar Rochelle Gutierrez explicou que durante o curso os candidatos tiveram que manter média sete nas provas e desenvolver projetos com impacto social.

“Foram 96 horas de aulas EAD, dois encontros presenciais e tivemos aulas teóricas de questões como educação, segurança, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana, tivemos aulas com especialistas e focadas nas eleições de 2020”, contou.

As aulas ministradas por mais de 35 professores ensinaram o papel de vereador e prefeito, como deve ser feita a organização de campanha, captação de recursos, entre outras expertises necessárias para qualquer cidadão que queira ocupar um cargo na política.

Para a classificação na primeira fase do RenovaBR Cidades os candidatos passaram por sete etapas que previam provas online, entrevistas e gravação de vídeos e concorreram com 31 mil pessoas, de mais de 400 municípios, para preenchimento de 1.400 vagas.

Já formada e concorrendo à segunda fase, Rochelle Gutierrez, destaca a importância da mulher na política brasileira.

“O RenovaBR se preocupou em selecionar mulheres pois entende que a participação é muito importante. Então, da seleção dos 1.400, 40% foram mulheres e para mim foi muito bacana porque a gente pega a realidade de Uberaba e a história de uma cidade que em 200 anos só teve seis vereadoras, nunca teve uma presidente da Câmara, nunca teve uma vice-prefeita ou prefeita. As eleições de 2020 será crucial para discutirmos esse papel e participação a mulher na política”, analisa. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia