POLÍTICA

Após acordo na promotoria, Estado mantém bloqueio na regulação de leitos

Secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, posiciona que o acesso ao sistema de regulação ainda não foi restabelecido

Gisele Barcelos
Publicado em 30/11/2019 às 13:51Atualizado em 18/12/2022 às 02:23
Compartilhar

Após impasse sobre acesso da Prefeitura ao sistema de regulação de leitos, promotoria intermediou acordo entre representantes do município e do Estado para a devolução da senha de acesso à ferramenta. A decisão pelo restabelecimento do acesso total ao sistema de leitos por parte da Prefeitura foi registrada em ata, diante de reunião ocorrida no Ministério Público, na sexta-feira (29/11). 

Apesar do acordo intermediado pela promotoria, o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, posiciona que o acesso ao sistema de regulação ainda não foi restabelecido. De acordo com ele, o Estado liberou uma senha, mas não com o acesso total, como antes, e várias ações estão bloqueadas na ferramenta para o município. 

O titular da pasta afirma que a situação foi comunicada formalmente ao plantão do Ministério Público para as devidas providências sobre o descumprimento do acordo. Até o fechamento desta edição, ele esperava  que o problema pudesse ser tratado na visita do governador Romeu Zema (Novo) a Uberaba, ontem, e aguardava para verificar se algum novo posicionamento seria dado pelo Estado.

Caso nada diferente tenha sido apresentado pelo governador, Iraci declara que secretários e prefeitos da região podem ser convocados para reunião de emergência ainda hoje para definir como poderia ser o encaminhamento de pacientes da região e evitar demoras no atendimento. No momento, o acesso bloqueado ao sistema de regulação do Estado dificulta a informação sobre as solicitações de leitos feitas por outras cidades.

O superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, confirmou que houve a reunião e o acordo intermediado pela promotoria. Sem entrar em detalhes, ele apenas declarou que a questão será resolvida por completo.  

O governador não concedeu entrevista à imprensa e nem citou o assunto referente à regulação de leitos durante pronunciamento em evento partidário na cidade, ontem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por