JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 08 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Secretaria de Saúde disponibiliza testes rápidos de ISTs em 21 unidades

A ação faz parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica das Infecções Sexualmente Transmissíveis

19/11/2019 - 00:00:00. Última atualização: 19/11/2019 - 07:18:23.

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba já implantou os testes de HIV, sífilis, hepatites B e C em 21 unidades básicas de saúde da cidade. A ação faz parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da política de descentralização dos testes rápidos no município. Com isso, foi ampliado o acesso aos testes, diminuindo a distância do usuário para o CTA, visto que o mesmo pode se dirigir até a sua unidade de saúde, aumentando o número de pessoas atendidas e a agilidade do diagnóstico. A próxima etapa é atingir todas as unidades básicas. 

Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica, Aline Tristão, o teste é rápido, a partir da coleta de sangue com uma perfuração do dedo, sendo possível a realização dos quatros testes ao mesmo tempo. O sangue coletado é colocado em um aparelho que fornece o resultado em 30 minutos. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é encaminhado para acompanhamento no CTA. 

As unidades com teste rápido disponível e os respectivos bairros são: UMS Valdemar Hial Júnior, no Fabrício; UMS Aluízio Prata, no Elza Amui; UBS Dona Aparecida da Conceição, no Parque São Geraldo; UBS Norberto de Oliveira Ferreira, no Morada do Sol; UMS Roberto Árabe, no Mercês; UMS Luiz Meneghello, no Volta Grande; USF Juca Inácio, no Santa Maria; UMS Ézio de Martino, no Boa Vista; UMS Nossa Senhora da Abadia, no Abadia; Centro de Atenção Integrada em Saúde (Cais), no Abadia; UBS Dr. Inimá Baroni, no Jardim Triângulo; USF Maria Barbara de Oliveira, no Uberaba I; UMS Maria Teresa de Freitas, no bairro de Lourdes; UMS Álvaro Guaritá, no Valim de Melo; UMS Dr. Romes Cecílio, no Morumbi; USF Lecir Nunes Ramos, no Parque das Américas; USF Residencial 2000, no Residencial 2000; UBS Rosa Maria Frange Montes do Nascimento, no Costa Teles; UBS Dr. Edison Reis Lopes, no São Cristóvão; UBS Planalto, no Planalto, e UBS Jacob José Pinto, no Cássio Resende.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia