POLÍTICA

Projeto de Lei para tornar Uberaba Capital Brasileira da Psicografia tramita na Câmara

A proposta partiu do Deputado Federal Franco Cartafina (PP/MG); última ação legislativa do processo ocorreu nessa terça

Publicado em 06/11/2019 às 17:52Atualizado em 18/12/2022 às 01:41
Compartilhar

Uberaba pode ser reconhecida como a Capital Brasileira da Psicografia, encabeçada e tornada famosa por Chico Xavier. A proposta partiu do Deputado Federal Franco Cartafina (PP/MG) e tramita na Câmara dos Deputados.

A última ação legislativa do processo ocorreu nessa terça-feira (05). Foi realizada a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados com a apresentação do Projeto de Lei n. 5876/2019, que "Confere ao município de Uberaba, no Estado de Minas Gerais, o título de Capital Nacional da Psicografia".

Também tramita há meses no Senado a proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) que visa conferir a Jaguaretama (CE), o título de Capital do Espiritismo. A cidade é onde nasceu Bezerra de Menezes. O político também sugeriu que seja comemorado no dia 18 de abril o Dia Nacional do Espiritismo. Os dois projetos, foram aprovados pela Comissão de Educação (CE) e seguiram para análise da Câmara dos Deputados.

Além desses títulos há também a proposta de elencar a cidade de Pedro Leopoldo em Minas Gerais, onde nasceu o médium Chico Xavier, como Capital da Mediunidade.

Bezerra e Xavier são referências mundiais do Espiritismo e alicerces da crença de milhões de brasileiros na doutrina criada por Allan Kardec. Segundo informações da coluna Falando Sério, o entendimento de que Chico e Bezerra não gostariam de se ver envolvidos numa disputa, o que levou Franco Cartafina e Girão articular um acordo sobre as homenagens. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por