POLÍTICA

Codau desliga um dos motores de transposição do rio Claro

A companhia informa que, caso seja necessário, a segunda bomba será acionada novamente, dependendo do consumo da população

Thassiana Macedo
Publicado em 25/09/2019 às 22:35Atualizado em 18/12/2022 às 00:35
Compartilhar

A chuva registrada na região de Uberaba na noite de terça-feira (24) aliviou a temperatura que andava na casa de 37º de máxima e 25º de mínima, com sensação térmica de 40º em alguns dias do mês de setembro. No entanto, não foi só isso que a precipitação trouxe de benefícios. A chuva contribuiu para significativa estabilidade na vazão do rio Uberaba. Com isso, uma das bombas de transposição de água do rio Claro foi desligada. 

De acordo com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), a situação propiciou realizar o desligamento de um dos conjuntos de motobombas do sistema de transposição do rio Claro, no início da tarde desta quarta-feira (25). Em 2018, o sistema de transposição ficou acionado por 22 dias.

Neste ano, no dia 11 de setembro, quando o longo período de estiagem foi responsável pela queda de mais de 60% da vazão normal do rio Uberaba, o sistema foi acionado com a entrada em funcionamento de uma das bombas. Somente com a primeira, foi possível obter uma vazão extra de 230 litros por segundo para o abastecimento de toda a cidade.

No dia 16 de setembro, a Codau realizou o acionamento da segunda bomba na estrutura às margens do manancial, para complementar o consumo. Juntas, as duas bombas contribuíram com 430 litros por segundo. A companhia ressalta que, até o momento, foram 15 dias de contribuição do sistema rio Claro para o abastecimento da cidade. O sistema de transposição conta com três motores, que podem bombear até 560 litros por segundo de água para a bacia do rio Uberaba. 

A companhia informa que, caso seja necessário, a segunda bomba será acionada novamente, dependendo do consumo da população nos próximos dias e das condições climáticas. Levantamento revela que o consumo por pessoa em Uberaba pode chegar a mais de 200 litros por dia. Em virtude disso, a autarquia mantém a recomendação para que a população economize água, evitando lavar passeios e carros, além dos banhos demorados, entre outras práticas que geram desperdício.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por