JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Vacina pentavalente deve chegar às unidades de saúde apenas em outubro

A Secretaria de Saúde afirma que, assim que Uberaba receber o novo lote das vacinas, a população será informada

12/09/2019 - 00:00:00. - Por Thassiana Macedo

Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de novo lote da vacina pentavalente, que protege as crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B, para reabastecer as Unidades Básicas de Saúde distribuídas pela cidade. A previsão é de que Uberaba receba as doses solicitadas no mês de outubro. 

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, as vacinas que estavam no estoque foram recolhidas pelo governo do Estado de Minas Gerais, a pedido do Ministério da Saúde. “Isso ocorreu porque o laboratório não passou pelo controle de qualidade. Em razão disso, o Ministério da Saúde solicitou o recolhimento de todos os lotes dessa vacina no país. Ou seja, essa não foi uma medida que ocorreu apenas em Uberaba ou em Minas Gerais”, explica.

Os primeiros problemas com a vacina, produzida pela empresa indiana Biologicals E. Limited, foram identificados no início do ano. Três lotes foram reprovados pelo Instituto Nacional de Qualidade em Saúde. Em junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou a importação, e cerca de três milhões de doses precisaram ser devolvidas em todo o país.

Robert Boaventura ressalta que o Ministério da Saúde já providenciou a contratação de um novo laboratório para restabelecer o fornecimento da vacina. “E já colocaram a previsão de fornecimento da vacina para outubro. Com isso, foi alterada a Campanha de Multivacinação, momento em que fazemos a atualização dos cartões, que sempre costuma acontecer em agosto. Como essa é uma vacina muito importante e está faltando, a campanha também foi mudada para outubro”, destaca. 

A Secretaria de Saúde afirma que, assim que Uberaba receber o novo lote das vacinas, a população será informada. Segundo a pasta, todas as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas unidades de saúde e a orientação é de que os pais e responsáveis mantenham o Cartão de Vacinação da criança em dia.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia