POLÍTICA

Prefeito confirma que usará Cidade Vigiada para fiscalização de trânsito

Dessa maneira, ele descarta o retorno da fiscalização eletrônica de trânsito tradicional, que era feita através da utilização de radares

Thassiana Macedo
Publicado em 10/09/2019 às 22:33Atualizado em 18/12/2022 às 00:09
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau (MDB) confirma que a tecnologia do programa Cidade Vigiada deverá ser usada para identificar avanço de sinal, conversão em locais inapropriados e excesso de velocidade em algumas vias da cidade. Dessa maneira, ele descarta o retorno da fiscalização eletrônica de trânsito tradicional, que era feita através da utilização de radares, também conhecidos como “pardais”. 

Cidade Vigiada é um sistema composto por câmeras com software que realiza leitura de placa veicular, analíticos forenses e um Centro de Monitoramento e Controle, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

Uberaba está há mais de dois anos sem fiscalização eletrônica de trânsito. Havia previsão de que o monitoramento seria reativado no primeiro semestre de 2019, mas o cronograma foi adiado para dar prioridade à implantação do programa Cidade Vigiada, que deve ter as primeiras câmeras instaladas a partir do próximo mês, processo que será encerrado antes do Natal, segundo o diretor da Codiub, Denis Silva de Oliveira. 

Para realizar esse monitoramento do trânsito, dentro das atribuições do programa Cidade Vigiada, o prefeito destaca que há um plano de extensão dos cabos de fibra ótica pela cidade para contemplar o contexto de segurança no trânsito. “Temos perdido uma vida atrás da outra e esse é o ponto mais importante. Estamos com o trauma da tal ‘indústria da multa’, que vem de governos anteriores, mas não se trata disso. Não queremos multar ninguém, mas se temos regras e temos uma lei de trânsito, elas têm que ser cumpridas por todos. Se alguém infringir, multa nele”, reforça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por