POLÍTICA

Chinesa terá centro de distribuição para América Latina em Uberaba

Multinacional vai instalar em área de 27 mil metros quadrados, próximo ao Porto Seco, o empreendimento que vai concentrar a logística de distribuição de placas de energia solar

Gisele Barcelos
Publicado em 26/08/2019 às 21:28Atualizado em 17/12/2022 às 23:43
Compartilhar

Marco Aurélio/PMU

Direção da empresa HT-SAAE anunciou ontem ao prefeito Paulo Piau a decisão de instalar em Uberaba o centro de distribuição da empresa

Multinacional chinesa anuncia implantação em Uberaba de centro de distribuição de placas de energia solar para atender ao mercado latino. O investimento é da HT-SAAE e foi apresentado ontem pelos representantes da empresa no Brasil ao prefeito Paulo Piau (MDB), mas os detalhes de valores a serem aplicados na cidade ainda não foram divulgados.

A área para instalar o empreendimento já foi definida. São 27 mil metros quadrados em região perto do Porto Seco, local estratégico para operações de importação dos produtos. Com a definição da área, os próximos passos incluem assinatura do protocolo de intenções, deliberação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico sobre os incentivos a serem concedidos para a empresa e aprovação legislativa.

De acordo com o diretor da HT Brasil, Rodrigo Botelho, a consolidação do centro de distribuição em Uberaba considerou o posicionamento estratégico do município, além da agilidade dos processos. “Inicialmente vamos fazer a importação e distribuição para o Brasil e para a América Latina, com toda infraestrutura e suporte de engenharia, para dar suporte técnico aos clientes durante a venda. Também já estamos avançando bastante sobre o interesse em constituir uma fábrica”, informa.

Botelho posiciona que a proposta é começar a começar a construção do centro antes do fim do 2019, mas revela que um espaço na cidade já foi alugado para início imediato das operações de distribuição. “O objetivo é iniciar a obra do centro de distribuição ainda este ano. Mas, enquanto isso, inclusive para consolidar a decisão de estabelecer esta operação em Uberaba, já alugamos o galpão que está sendo reformado dentro do padrão da HT. Acreditamos que até o fim da semana que vem já estarão chegando as primeiras carretas com equipamentos para começar oficialmente o trabalho na cidade”, declara.

Os produtos da HT incluem tanto placas solares para grandes projetos, como usinas de energia fotovoltaica com a tecnologia “turn-key”, como para projetos de pequeno e médio porte, para residências e comércios. O objetivo é também trazer, aos poucos, novas tecnologias para o Brasil, como vidros, espelhos e telhas solares. 

Para o prefeito Paulo Piau, o anúncio é um resultado do trabalho efetivo das articulações com investidores estrangeiros para atrair negócios para o município. “A China é onde evidentemente há muito capital em jogo. A HT é uma empresa presente em várias partes do mundo, fornece inclusive ao exigente mercado do Japão, portanto, é muito importante em nível de mercado mundial”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por