JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Municípios do Convale terão oficina sobre gestão de resíduos com agência alemã

De acordo com o presidente do Convale e prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, a programação será desenvolvida nos dias 27 e 28 próximos

23/08/2019 - 00:00:00.

A Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) realiza, em parceria com o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) e Ministério do Desenvolvimento Regional, a 2ª Oficina de Capacitação do ProteGEEr (Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos), voltada ao acompanhamento da elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, através do Projeto Piloto FEP (Fundo Federal de Estruturação de Projetos de Concessões), que inclui os municípios consorciados de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Planura, Sacramento, Santa Juliana, Uberaba e Veríssimo. 

De acordo com o presidente do Convale e prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, a programação será desenvolvida nos dias 27 e 28 próximos, das 8h30 às 17h, em Uberaba, no anfiteatro da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, na praça Frei Eugênio, 365, 2º andar.

Esta oficina tem como objetivo a capacitação dos técnicos municipais e outros envolvidos no processo de estruturação do FEP-Convale, para o acompanhamento da Elaboração do Plano Regionalizado de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Serão abordados os princípios, conceitos básicos, diretrizes e as definições dos conteúdos mínimos para o cumprimento da legislação brasileira. Adicionalmente serão abordados o processo de elaboração do Plano, a mobilização da população e o controle social para o acompanhamento de sua implantação, sua revisão e dos seus aspectos regulatórios.

A facilitadora convidada é Heliana Kátia Tavares Campos, engenheira civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFMG e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Participou de eventos em resíduos sólidos no Brasil e no Exterior, publicou 10 capítulos de livros, 33 artigos, 26 trabalhos técnicos e ministrou diversos cursos e seminários. 

O ProteGEEr é um projeto de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha para promover uma gestão sustentável e integrada de resíduos sólidos urbanos (RSU), preservar os recursos naturais e reduzir o uso de energia e a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Ele é implementado no âmbito da cooperação técnica firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Ministério do Meio Ambiente, a Agência Brasileira de Cooperação e a Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia