JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Municípios devem enviar frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família até quinta

Em Uberaba, 5.488 famílias são beneficiadas pelo programa

24/06/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima

As secretarias municipais de Educação de todo o país devem enviar a frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) ao Ministério da Educação até 27 de junho. As informações são referentes aos meses de abril e maio deste ano.

Em Uberaba, de acordo com dados do Portal da Transparência do governo federal, 5.488 famílias são beneficiárias do Bolsa Família. São repassados R$ 3.592.171 ao município por conta do programa.

O benefício está condicionado à presença mínima mensal de 85% nas aulas para alunos de 6 a 15 anos, e de 75%, para jovens entre 16 e 17 anos.

Segundo levantamento do governo federal, o total de beneficiários em Uberaba corresponde a 1,85% da população do município.

O esforço conjunto do governo federal, das administrações estaduais e das prefeituras envolve uma rede de aproximadamente 56 mil profissionais da educação, mobilizados ao longo de cinco períodos bimestrais, em mais de 140 mil escolas.

A partir desse levantamento, também são identificados os motivos que levaram à baixa frequência escolar dos alunos. Essas informações são ferramenta fundamental para o governo criar ações de combate ao abandono e à evasão. Os dados são mantidos no Cadastro Único, que permite a identificação dos estudantes, o monitoramento de sua frequência escolar e o recebimento do benefício do Programa Bolsa Família.

 

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia