JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Modernização do sistema em cidades da região é desafio para a Amvale

De acordo com José Luiz, a medida é tratada como prioritária pelos mandatários das cidades filiadas

26/05/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 26/05/2019 - 09:27:56.

Arquivo


Secretário Executivo da Amvale, José Luiz Alves, diz que a questão da modernização do parque de iluminação é questão fechada para municípios

José Luiz Alves, secretário Executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), em entrevista ao Jornal da Manhã, afirmou que a entidade trabalha com pauta de melhoria da iluminação pública de 13 municípios filiados à entidade. 

De acordo com José Luiz, a medida é tratada como prioritária pelos mandatários das cidades filiadas. “É um assunto que estamos estudando e a nossa intenção é dar suporte para que as cidades troquem seus parques de iluminação parcial ou totalmente”, afirma.

Modelo de iluminação de LED gera economia de até 60% e a questão é tratada como estratégica por muitas cidades.

José Luiz afirma que “essa não é uma situação a estudar para definir prioridades, e sim uma questão fechada”. Acrescenta que a legislação que trata da iluminação pública obriga os gestores a utilizarem os recursos arrecadados com a Cosip em melhoria do sistema.

Mobilidade. No cargo de secretário executivo desde fevereiro, José Luiz Alves diz que tem buscado parcerias junto a Universidades que viabilizem planos de mobilidade urbana para os municípios de Conceição das Alagoas e Sacramento. Lei 10.257/01 obriga que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem e apresentem plano de mobilidade urbana. 

De acordo com ele, um plano de mobilidade desse porte é oneroso e a parceria com instituições de ensino é benéfica para as duas partes, visto que proporciona o aprendizado prático dos alunos e a implementação do projeto com menor custo nos municípios.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia