JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Secretário diz na CMU que safrinha de milho será melhor que a de verão

Fatores climáticos foram apontados como fundamentais para o otimismo em relação ao volume de produção

24/05/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 24/05/2019 - 07:48:41.

Rodrigo Garcia/CMU


Secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, esteve ontem no Plenário da Câmara

“Uberaba tem de 40 a 50 mil hectares plantados na safrinha de milho e a produção deve ser melhor que a safra de verão”, afirmou, ontem, Luiz Carlos Saad, secretário de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), aos vereadores, no plenário da Câmara Municipal de Uberaba. 

Fatores climáticos foram apontados como fundamentais para o otimismo em relação ao volume de produção. “Ao contrário da safra de verão, a safrinha foi beneficiada pelo clima e a produção será alta”, estima, sem fazer previsão média de produtividade.

O volume regular das chuvas no mês de abril, segundo estudo do sistema Tempocampo, favoreceu as lavouras da 2ª safra, revertendo um quadro desfavorável iniciado no final de março nessas regiões. Segundo o levantamento, as lavouras, quando estavam na fase de pendoamento e crescimento vegetativo, tiveram clima adequado à boa produtividade. 

Por fim, Saad afirmou que em 2019 o mapa de plantação da safrinha está com predominância de milho, cerca de 50 mil hectares, sobre o sorgo. Cenário inverso foi observado em 2018, quando maior parte da área recebeu cultura de sorgo, também conhecido como milheto.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia