JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Redução de homenagens na Câmara fará economia de R$ 50 mil ao ano

De acordo com Marão, a matéria, que conta também com assinatura do vereador Almir Silva (PR), visa limitar em quantidade anual as congratulações

21/05/2019 - 00:00:00. Última atualização: 21/05/2019 - 08:18:26.

Rodrigo Garcia/CMU


Autor do projeto, o presidente da Câmara, Ismar Marão, diz que o objetivo é gerar economia para o Legislativo

Preocupado em reduzir os gastos do Poder Legislativo, o presidente da Câmara, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), apresentou Projeto de Resolução no plenário, nesta segunda-feira (20), alterando a Resolução nº 2.363/2006, que dispõe sobre o Regimento Interno da CMU, a qual trata das homenagens especiais concedidas pelo Legislativo. 

De acordo com Marão, a matéria, que conta também com assinatura do vereador Almir Silva (PR), visa limitar em quantidade anual as congratulações oferecidas por cada vereador. “A proposição limita em cinco homenagens anuais, no máximo, para cada parlamentar. É preciso dar maior celeridade aos trabalhos realizados na Casa”, destacou Marão.

Para Almir, as homenagens realizadas pela Câmara perderam seus reais valores. “Hoje, nota-se que as congratulações entregues perderam seu ‘glamour’. Antigamente, o Título de Cidadão Uberabense, por exemplo, era considerado de grande reconhecimento, contudo, hoje, se tornou banal. Pode-se verificar essa teoria durante os eventos que realizamos, pela [pouca] quantidade de pessoas que os prestigiam. É preciso rever essa questão para devolvermos a essas homenagens o brilho que se perdeu”, disse.  Entre as homenagens realizadas pela CMU e que foram suspensas, em 2019, estão a Comenda Markito, Medalha Segurança Pública, Livro de Honra ao Mérito da Educação e Servidor Destaque.

Rubério Santos (MDB) demonstrou certa insatisfação com a proposta durante sua análise no plenário. “Sou contra exageros, mas defendo um número maior de honrarias, oito por vereador. Cinco, acho um número baixo”, expôs, sendo em seguida contestado por Marão, que reafirmou o compromisso da Mesa Diretora em diminuir gastos na Casa. 

A proposta, aprovada sem nenhum voto contrário, acarretará em quase R$50 mil de economia aos cofres da Câmara por ano. As homenagens que não sofrem alteração com a aprovação do projeto são a Medalha Major Eustáquio, Título de Cidadão Uberabense, Diploma de Honra ao Mérito, Mulher Destaque, Homenagem Especial aos Maçons, Mérito Rotário e Lions Clube de Uberaba.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia