JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Vereador colhe assinaturas na internet por redução do ICMS de combustíveis

Em evento ficou evidenciado que as alíquotas de ICMS em Minas Gerais são o grande vilão dos preços

Última atualização: 09/12/2017 - 08:40:29.

Rodrigo Garcia/CMU


Iniciativa de Samuel Pereira se deu após realização de audiência pública, que revelou ser a questão tributária um dos fatores que mais impactam nos preços do etanol e da gasolina

Vereador Samuel Pereira (PR) lança coleta de assinaturas por meio da internet para solicitar ao governador Fernando Pimentel (PT) a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis no Estado de Minas Gerais. A iniciativa do parlamentar se deu após a realização de audiência pública no dia 13 de novembro, com a participação de representantes de todos os setores relacionados ao mercado de combustíveis, entre eles, donos de postos, consumidores, ANP e produtores de etanol.

No evento ficou evidenciado que as alíquotas de ICMS em Minas Gerais são o grande vilão dos preços, somados aos custos de logística que influenciam sobremaneira nos cálculos dos valores dos combustíveis praticados no mercado consumidor. Na petição a ser encaminhada ao governador, o vereador solicita a redução do ICMS sobre o etanol de 16% para 12% e da gasolina de 31% para 29%. Samuel argumenta que a medida proporcionaria maior consumo e consequentemente compensaria a arrecadação tributária, além de estimular a atividade econômica no Estado. Ele lembra que estes índices já são praticados por outros estados com resultados altamente positivos.

A intenção é colher o maior número de assinaturas possível em todo o Estado de Minas Gerais. Na opinião do vereador, é preciso ainda “a adoção de políticas públicas no sentido de incrementar a cadeia logística dos combustíveis no Estado, uma vez que foi demonstrado que o transporte é responsável por boa parte da formação do preço”, diz ao acrescentar que o Estado e as cidades do interior não podem ser penalizados em razão da distância dos centros produtores, inviabilizando negócios e investimentos.

O cidadão que desejar apoiar a causa da redução dos preços dos combustíveis pode acessar a petição no link www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR103292. Além de assinar, é possível transmiti-la a todos os contatos.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia