JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Memorial Chico Xavier será inaugurado dia 10 de junho

Depois de seis anos de obras, a data foi definida ontem pelo prefeito Paulo Piau, que acertou detalhes com o governo estadual para o evento junto com a entrega da Comenda da Paz

- Por Gisele Barcelos Última atualização: 03/06/2016 - 08:19:25.

Foto/Divulgação

Prefeito Paulo Piau em reunião com o secretário de Estado de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite, com quem tratou de recursos para o Hospital Regional

Quase seis anos depois do lançamento da obra, o Memorial Chico Xavier será inaugurado no dia 10 de junho. O evento acontecerá juntamente com a solenidade de entrega da Comenda da Paz, que leva o nome do médium. O prefeito Paulo Piau (PMDB) anunciou a data ontem, após acertar os detalhes para a realização da cerimônia com equipe do governo estadual em Belo Horizonte.

Piau ressalta que a obra civil está pronta e o prédio será entregue à Prefeitura na próxima semana. No entanto, o prefeito ainda não deu previsão de data para o início do funcionamento do memorial com a exposição referente à vida do médium. “Posteriormente, vamos ocupar o memorial e, em breve, permitir a visitação”, disse.

Ainda em Belo Horizonte, o prefeito esteve no Tribunal de Contas do Estado para solicitar a liberação do edital referente à concorrência da PPP da iluminação pública, suspensa desde abril. De acordo com o chefe do Executivo, foi pedida agilidade na análise do processo, pois a Prefeitura aguarda um posicionamento para retomar a licitação. Piau afirma que a meta é dar continuidade ao certame antes do início do período eleitoral.

Outra agenda na capital mineira foi com o subsecretário de Assuntos Municipais, Marco Antônio Viana Leite, para cobrar a oficialização do convênio para o Estado assumir 25% do custeio do Hospital Regional. É necessário aval do Conselho Estadual de Saúde para consolidar o documento, mas a reunião em que a demanda seria analisada foi cancelada em função da mudança no comando da Secretaria de Estado da Saúde.

Piau salienta que não há previsão de nova reunião do conselho até o momento. Por isso, ele tenta conseguir uma espécie de autorização prévia do secretário para apresentar ao Ministério da Saúde e acelerar o processo para formalizar a participação do governo federal no financiamento do HR. “O subsecretário entendeu a situação e irá nos auxiliar junto à Saúde. Concluída a fase de obras da unidade hospitalar, temos que ter o custeio todo acertado para garantir a abertura do serviço”, acrescenta.

Além disso, o chefe do Executivo se reuniu em Belo Horizonte com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, para tratar da liberação de áreas disponíveis no Distrito Industrial 3 para a implantação de novos empreendimentos na cidade.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia