POLÍCIA

Dia da Bandeira é celebrado neste domingo pela Polícia Militar

Publicado em 19/11/2017 às 17:45Atualizado em 16/12/2022 às 08:56
Compartilhar

Fotos/Divulgação PMMG

Hoje (19), comemora-se o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo exponencial da Pátria. Na porta do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado na praça Governador Magalhães Pinto, foi realizado cerimonial da queima e hasteamento da bandeira. Militares e alunos do Colégio Tiradentes participaram da solenidade.

A Bandeira Nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.

Em dias de festa ou luto nacional é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo, é obrigatório seu hasteamento solene, em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana. No entanto, no dia 19 de novembro, o hasteamento e arreamento ocorrem às 12h e 18h, respectivamente, com solenidades especiais.

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou as atividades inerentes ao culto à Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo.

De acordo com o Art. 32 da Lei N.º 5.700 de 1º de setembro de 1.971, “as Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por