POLÍCIA

Bombeiros alertam sobre cuidados a serem adotados durante chuvas

No ano passado, o Batalhão de Bombeiros de Uberaba registrou 140 ocorrências em decorrência das chuvas entre setembro e dezembro

Renato Manfrim
Publicado em 30/09/2017 às 10:05Atualizado em 16/12/2022 às 10:10
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Quedas de árvores foram o tipo de ocorrência mais registrado durante o período chuvoso do ano passado

Com a chegada do período de chuvas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) faz alerta sobre o aumento dos riscos de quedas de árvores, enchentes, inundações, alagamentos, enxurradas, perigos de derrapagens nas pistas, além de quedas, seja da pessoa estando a pé, ou de ciclistas e motociclistas. Foi verificado que no ano passado o 8º BBM registrou 140 ocorrências em decorrência direta ou indireta das chuvas no período entre os meses de setembro e dezembro.

Os cuidados. De acordo com informações da assessoria de imprensa do 8º BBM, alguns cuidados devem ser observados para se evitar problemas e acidentes. Antes das chuvas começarem, efetivamente é importante, por exemplo, que seja providenciada a limpeza dos telhados, desobstruindo as calhas, manter limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc. Deve-se ainda retirar entulhos dos quintais, becos e ruas, além de providenciar a poda ou corte de árvores com risco de queda. Também é preciso reforçar ou escorar muros e paredes pouco confiáveis.

Com relação aos cuidados com os veículos, o CB de Uberaba alerta para as pessoas verificarem sempre pneus e limpadores de para-brisa. E quando estiver na rodovia, acender as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores, mesmo durante o dia. Outra dica importante é que o motorista deve sempre manter distância segura do carro da frente e evitar frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência, e, ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.

O CBMMG (Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais) disponibiliza em seu site (www.bombeiros.mg.gov.br) mais dicas de segurança para o período de chuvas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por