POLÍCIA

Pássaros mantidos em cativeiro são libertados e multas atingem R$21 mil

Um médico veterinário atestou que as aves se encontravam em bom estado de saúde

Carlos Paiva
Publicado em 05/02/2018 às 11:43Atualizado em 16/12/2022 às 06:36
Compartilhar

Divulgação PM

Um médico veterinário atestou que as aves se encontravam em bom estado de saúde e foram libertadas em área de reserva

Dona de casa foi presa e multada por ter em sua casa pássaros silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar Ambiental, na rua Carolino Moraes, bairro José Borges de Sene, cidade de Conceição das Alagoas, 10h30 de sábado.

De acordo com o Registro de Eventos de Defesa Social, policiais militares chegaram até à dona de casa depois de receberem denúncia pelo 181. No local apontado, os militares se depararam com a dona de casa que foi cientificada da denúncia e passou a acompanhar a vistoria.

Foram encontrados seis pássaros da fauna silvestre, sendo dois papa-capim (sporophila caerulescens), um canário da terra (sicalis flaveola), um bigodinho (sporophila lineola), um trinca ferro (saltator maximus), um azulão (cyanocompsa brissonii). Os pássaros não portavam as anilas de identificação e foram apreendidos.

A dona de casa recebeu voz de prisão em flagrante, mas foi liberada depois de assinar termo se comprometendo a comparecer no Juizado Especial Criminal, em Conceição das Alagoas. Ela também foi notificada da lavratura de auto de infração por ter pássaros da fauna silvestre em cativeiro.

Um médico veterinário atestou que as aves se encontravam em bom estado de saúde e foram libertadas em uma área de reserva. As gaiolas foram apreendidas e destruídas em um aterro sanitário.

A Polícia Militar Ambiental visitou pelo menos mais dois locais em Conceição das Alagoas: rua Maria Luiza de Jesus e a rua Dois. Foram apreendidos mais 18 pássaros da fauna silvestre, sendo papa-capim, canário da terra, bigodinho, trinca ferro, azulão, caboclinho, celeirinhos e galo de campina. Todos foram libertados em área de reserva ambiental em Conceição das Alagoas.

Os proprietários foram identificados, presos e liberados depois de assinaram termo de compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal.

Ao final, o montante de multas atingiu valores que totalizam R$ 21.530,16.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por