POLÍCIA

PC de Minas integra ação contra relacionamentos abusivos

Começou a ser compartilhada nas redes sociais a hashtag “NãoéAmorQuando”, como uma forma de alerta contra os relacionamentos abusivos

Marconi Lima
Publicado em 23/07/2017 às 21:26Atualizado em 16/12/2022 às 11:49
Compartilhar

Começou a ser compartilhada nas redes sociais a hashtag “NãoéAmorQuando”, como uma forma de alerta contra os relacionamentos abusivos. A campanha, criada em junho deste ano pelo governo federal, chega a Minas Gerais em razão de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) - com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Academia da Polícia Civil (Acadepol) – e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão da União.

As "artes" trazem mensagens como “#NãoéAmorQuando você se sente forçada a ter relações sexuais; você é chamada por expressões pejorativas para diminuir a sua autoestima; você se sente humilhada, isolada, perseguida, insultada, ridicularizada; e seus bens ou objetos pessoais são tomados”.

A chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, delegada Carla Vidal, ressalta que essas ações devem ser constantes e alerta que, somente no primeiro semestre de 2017, a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Belo Horizonte atendeu mais de 5.000 mulheres, solicitou 3.841 medidas protetivas e instaurou mais de 4.000 inquéritos.

De acordo com a chefe da Deam, delegada Danúbia Quadros, “a campanha alerta para os relacionamentos abusivos nos quais, muitas das vezes, as vítimas sofrem caladas, por medo ou por não saber seus direitos. Por isso a importância de divulgar cada vez mais os diretos das mulheres e, principalmente, a Lei Maria da Penha”, aponta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por