POLÍCIA

Filhote de jacaré é resgatado no bairro Boa Vista neste fim de semana

Rafaella Massa
Publicado em 02/08/2021 às 18:09Atualizado em 18/12/2022 às 15:16
Compartilhar

Foto/Reprodução/Redes sociais 

Neste domingo (1), um filhote de jacaré foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros no bairro Boa Vista, em Uberaba. Por ser um animal de pequeno porte, por enquanto, a captura ocorreu de forma tranquila, de acordo com o gerente clínico do Hospital Veterinário de Uberaba, Cláudio Yudi. O jacarézinho tem aproximadamente de três a seis meses e cerca de 60 cm, por ser pequeno, ainda não é possível identificar o sexo do animal. 

Segundo Yudi, ele está bem, porém, um pouco apático, por causa do tempo frio. O filhote ficará em observação de 7 a 15 dias, até que seja liberado pela equipe do hospital veterinário. Depois, a Polícia Ambiental irá soltá-lo em alguma reserva ambiental da região ou até mesmo no Rio Grande, dependendo do que a polícia decidir. 

Não é a primeira vez que Uberaba recebe a visita de um animal silvestre. Em dezembro de 2020, apareceu um jacaré na avenida Leopoldino de Oliveira, nas proximidades do Terminal Oeste, que também foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Veterinário. De acordo com Yudi, é relativamente comum essas aparições, apesar de não ser adequado. "Estar dentro de uma área urbana quer dizer que este animal está procurando refúgio. Um filhote deste tamanho ainda pode ser capturado por outros animais, por exemplo um gavião, uma cobra, porque ele é muito pequeno ainda", afirma Yudi. 

O veterinário reforça que, esse animal estar na cidade é estranho ainda, sendo o ideal investigar se próximo ao bairro onde foi encontrado existe um córrego, rio, ou açude. "Se é filhote, vem de algum ovo. Quer dizer que tem uma fêmea botando ovo aqui perto. E tem um lado bom, quer dizer que os animais silvestres estão reproduzindo de alguma maneira. Agora, estar muito próximo da cidade também não é bom, porque mostra que estes animais estão cada vez mais próximos da cidade. E, animal silvestre na cidade, não é bom. Isso mostra que o ambiente, por um lado, não está legal", finaliza. 

Cláudio Yudi acrescenta que provavelmente o filhote estava procurando abrigo, refúgio e comida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por