POLÍCIA

Número de ocorrências de tráfico em Uberaba cresce 38% este ano

Aumento é registrado em janeiro e fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2020, e, na avaliação de delegado da Polícia Civil, o fim do Auxílio Emergencial interferiu no resultado

Joanna Prata
Publicado em 10/04/2021 às 15:56Atualizado em 19/12/2022 às 03:56
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Apreensão de grande quantidade de maconha ocorrida em janeiro na Ligação 798 em Uberaba

Número de ocorrências de tráfico de drogas em Uberaba apresentou crescimento de 38% nos dois primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, indicado que em 2020 foram registrados 115 casos em janeiro e fevereiro e este ano as ocorrências dessa natureza somam 158.

Ao longo de 2020 foram registrados 806 ocorrências de tráfico em Uberaba, o que representou aumento de 13,5% em relação ao ano anterior. As investigações de tráfico de drogas são feitas pela 1ª Delegacia Antidrogas e, na avaliação do delegado responsável, Leonardo Cunha, houve aumento das ocorrências especialmente no período que não teve o pagamento do Auxílio Emergencial do governo federal. “Nos últimos 3 meses de 2020 teve queda, mas de dois meses pra cá aumentaram muito as ocorrências por tráfico de drogas”, segundo o policial civil.

O perfil dos detidos é de reincidentes no crime de tráfico de drogas. “Eu senti esse reflexo, principalmente, com o fim do Auxílio Emergencial, mas também é um reflexo das ações policiais”, contou Leonardo. O delegado remete o aumento do registro das ocorrências ao trabalho feito em conjunto das Forças de Segurança e cita o aumento do efetivo da Guarda Municipal como exemplo. 

A Guarda Municipal trabalha no patrulhamento por meio de rondas. Com o maior efetivo, houve o aumento das abordagens. O comandante da Guarda, Marcelo Neves, explicou que a corporação atua de forma preventiva, porém, em situações em que são encontrados indícios de algo suspeito é feito o flagrante. “Com o trabalho que fazemos dentro das nossas prerrogativas, que é cuidar dos prédios públicos e praças, nós começamos a fazer mais abordagens e, assim, são encontradas situações de tráfico”. O comandante contou que o tráfico nas praças é feito em sua grande maioria por menores de idade. Neves citou a operação feita na Praça Jorge Frange em 2020, que resultou em pelo menos oito detidos, encaminhados para o plantão policial.

Ação de grandes traficantes classifica cidade como “porto seco da maconha”

Além dos pequenos traficantes, existem em Uberaba aqueles que movimentam grandes quantidades, ligados a organizações criminosas. O delegado Leonardo Cunha diz que, no âmbito da Polícia Civil, a cidade é chamada de “porto seco da maconha”. Por meio de rotas alternativas, vindas do Paraguai, a droga chega a Uberaba e uma parte fica na cidade e o restante é distribuído. “Entra droga, principalmente, pela divisa de Iturama e Paranaíba, na fronteira com Mato Grosso do Sul, ou pelo norte do estado de São Paulo”, revela.

Com isto, em fevereiro de 2020 foi criada em Uberaba a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado. A FICCO é coordenada pela Polícia Federal e Polícia Civil em trabalho conjunto com a Polícia Militar. Somente em 2021 já foram apreendidos por volta de 860 quilos de drogas pela FICCO.  Denúncias anônimas de tráfico ou outros crimes podem ser feitas através do número 181. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por