POLÍCIA

Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba completa 55 anos nesta terça

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 25/01/2021 às 20:35Atualizado em 18/12/2022 às 12:05
Compartilhar

Foto/Arquivo

Corpo de Bombeiros comemora hoje 55 anos de criação do Batalhão de Uberaba, com muitos serviços prestados à sociedade

O 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros (8º BBM) completa hoje 55 anos de fundação. A inauguração foi realizada em 26 de janeiro de 1966, com um simulado de resgate a vítimas de incêndio no prédio do Paço Municipal Major Eustáquio. Veteranos lembram que a sociedade uberabense não conhecia quais eram os serviços que o CB atenderia. A atividade lotou a praça Rui Barbosa.

Desde então, o 8º BBM cresceu, manteve-se atualizado e se tornou referência na região, implantando ainda pelotões nas cidades de Araxá, em 2004; Frutal, em 2006, e Iturama e Campos Altos, em 2014.

Atualmente, a cidade e a região contam com os serviços prestados pelo 5º Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad) e do 6º Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc/Canil), ambos com sede no Centro de Treinamento, na Univerdecidade, que abriga também a 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas, com um hangar para a aeronave Helicóptero Arcanjo.

Recentemente, em 2020, houve a entrega das obras de ampliação das instalações do CB em imóvel localizado na avenida da Saudade, que permitirá transferir a estrutura administrativa, localizada na rua Treze de Maio, no Centro da cidade, e unificar os serviços prestados à comunidade.

Anderson Passos, comandante do 8ºBBM, lembra que os bons serviços prestados ajudam a angariar melhorias. “Quando o serviço é bem feito, ele tem a força de impactar no salvamento de vidas e isso é bastante relevante quando a gente busca recursos externos e consegue mostrar que a gente executa de forma correta, proveitosa, prática, honesta e transparente”, aponta, mencionando, ainda, que a iniciativa privada é importante parceira.

O 8ºBBM, em 2020, com 10.133 ocorrências, foi quarto de Minas Gerais com o maior número de atendimentos prestados. Os três primeiros foram das cidades de Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por