POLÍCIA

Ex-prefeitos e prefeito eleito são presos em Minas em ação da PF contra migração ilegal

Publicado em 04/12/2020 às 09:22Atualizado em 18/12/2022 às 11:09
Compartilhar

Ex-prefeitos, um prefeito eleito e um vice-prefeito em final de mandato foram presos pela Polícia Federal nesta quinta-feira em diferentes cidades de Minas, em ação de combate à migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Trata-se da terceira fase da operação ‘CAI-CAI’, que tem apoio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega - Homeland Security Investigations (HSI), na Embaixada dos EUA em Brasília.

Conforme a PF, se condenados, os presos e demais investigados podem cumprir até 16 anos de reclusão. Na primeira fase da operação, um dos réus foi condenado a 127 anos, tendo sido identificados 270 crimes.

Ainda conforme a PF, as investigações, que fazem parte de ação de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas, tiveram início em outubro de 2019, após recebimento de três notícias de crime diferentes.

“Apurou-se que os investigados se dedicam intensamente à prática dos crimes de promoção de migração ilegal, associação criminosa e envio ilegal de criança ou adolescente para o exterior, cobrando até 22 mil dólares por interessado. Os viajantes, sob sérios riscos, enfrentavam condições desumanas, eram forçados a corromper autoridades da imigração mexicana e ficavam submetidos aos guias denominados coiotes – criminosos, majoritariamente armados, responsáveis pela definição das rotas arriscadas de travessia de fronteira”, diz a PF em nota.

São 11 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares e cumpridos nas cidades mineiras de Governador Valadares (uma prisão temporária e uma busca e apreensão), Tarumirim (quatro prisões temporárias e 10 buscas e apreensões), Alvarenga (duas prisões temporárias e três buscas e apreensões), Campanário (uma prisão temporária e uma busca e apreensão), Engenheiro Caldas (uma prisão temporária e quatro buscas e apreensões), Piedade de Caratinga (uma prisão temporária e uma busca e apreensão) e Virginópolis (uma prisão temporária e uma busca e apreensão).

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por