POLÍCIA

Falta de policiais penais aumenta tensão na Penitenciária de Uberaba

Publicado em 04/12/2020 às 07:58Atualizado em 18/12/2022 às 11:09
Compartilhar

Situação nos presídios da região não está das mais favoráveis. Policiais penais lotados na penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira têm sido questionados sobre a quantidade de atestados médicos apresentada, o que acaba elevando a tensão no local. Naturalmente desgastante, a atividade carcerária fica ainda mais abalada pela sobrecarga do sempre deficiente quadro de agentes, reduzido em razão dos crescentes afastamentos dos servidores. 

Entre os motivos que mais levam ao afastamento está o estresse, que acaba gerando ciclo vicioso no local: a falta de pessoal leva os que estão no trabalho à sobrecarga; no limite, esses servidores são afastados, o que leva os que estavam trabalhando à sobrecarga, e assim por diante, o que deixa o quadro de agentes ainda mais reduzido. Além de toda carga emocional que a função exige, há ainda maior responsabilidade no que tange à segurança dos detentos. 

Segundo informação obtida pelo Jornal da Manhã, há também o afastamento de policiais penais em decorrência da Covid-19, que já fez quase cem pacientes entre os detentos. O defasado quadro de servidores ainda aguarda a convocação de profissionais aprovados em concursos para agentes penitenciários, como o cargo era denominado à época, há pelo menos dois anos. O reforço de pessoal, inclusive, não pode ser feito por contratos temporários por falta de previsão legal.  

A situação tem sido monitorada pelo sindicato da categoria, que leva as queixas e preocupações dos policiais penais à Subsecretaria de Administração Penitenciária. A reportagem acionou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que, conforme o levantamento das 10h desta sexta-feira (4/12), três detentos da Penitenciária de Uberaba I estão com diagnóstico positivo para a covid-19. Não há servidores afastados por covid-19.

Os custodiados cumprem período de quarentena dentro da unidade prisional, acompanhados pelas equipes de saúde da unidade, assintomáticos ou com sintomas leves da doença. As alas em que se encontram foram isoladas, desinfectadas, e todos os servidores e demais detentos do local usam máscaras de forma preventiva. 

Em relação ao contingente de policiais penais na Penitenciária de Uberaba I, informamos que este é um assunto sigiloso, pois diz respeito à segurança da unidade prisional.

Esclarecemos ainda que foi aprovada pelo Governo do Estado a realização de um concurso público para o cargo de policial penal/agente penitenciário, com previsão de 2.420 vagas. A comissão organizadora está trabalhando no edital. Mais informações sobre o concurso serão disponibilizadas, assim que possível, em nossos canais oficiais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por