POLÍCIA

Caminhoneiro bate na BR-050 e carga de ácido sulfúrico cai no Rio Tijuco

Publicado em 25/11/2020 às 07:18Atualizado em 18/12/2022 às 10:53
Compartilhar

Foto/divulgação CBM

Um caminhão carregado de ácido sulfúrico se envolveu em um acidente na manhã desta quarta-feira, 25, no km-135 da rodovia BR-050.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o veículo bateu no guarda-corpo sobre o Rio Tijuco, no sentido Uberaba/Uberlândia.

Parte da carga de ácido sulfúrico, que estava em bags, segundo os militares, caiu no curso d'água. Uma equipe dos bombeiros especializada em emergências ambientais está no local, fazendo um dique para conter o produto, que não atingiu o rio.

O motorista do veículo, de 43 anos foi atendido no local pela equipe de salvamento da Eco 050, concessionária que administra a rodovia.

Condutor relatou que trafegava pela faixa da direita quando foi fechado por uma carreta, vindo a colidir na mureta de proteção da Ponte do Rio Tijuco, parando sobre o acostamento.

Sem ferimentos graves, ele dispensou o transporte para uma unidade hospitalar, permanecendo no local.

Os militares realizam a limpeza da pista, uma vez que há risco de corrosão dos pneus e veículos. “O produto é o ácido sulfúrico 40%; nesta concentração é conhecido como "água de bateria”, explica o comandante do 8BBM, Tenente-Coronel Anderson Passos.

Ainda de acordo com os militares, a quantidade do produto que atingiu o rio não tem potencial para comprometer a captação de água em Uberaba ou Uberlândia, mas pode haver mortandade de peixes, o que será monitorado pelos órgãos ambientais.

De acordo com informações da Eco 050, foi necessário realizar interdição da pista no sentido Uberlândia. "Até às 08h57, interdição da faixa de rolamento da direita e do acostamento, tráfego fluía pela faixa da esquerda, sem congestionamento. Das 08:57 às 9h35, foi necessária interdição total da pista para análise do local por empresa terceirizada responsável pela remoção de material. Houve 2,5 km de congestionamento. No momento, tráfego flui em meia pista".

Transportadora responsável pela carga contratou empresa especializada para fazer a limpeza e a retirada do material. Segundo a concessionária, não é possível mensurar os danos causados pela carga, nem a quantidade efetiva de material vazado para ambiente externo. Equipes de inspeção da Eco050 presentes no local fazem o isolamento da área e o controle do trânsito.

Segundo o Corpo de Bombeiros, para o trabalho de retirada dos "bags" a previsão de  interrupção total do trânsito, na tarde desta de quarta-feira.

atualizada às 11h21

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por