POLÍCIA

Você sabe qual a importância da vistoria dos Bombeiros em estabelecimentos?

Raiane Duarte
Publicado em 30/09/2020 às 15:45Atualizado em 18/12/2022 às 09:54
Compartilhar

Atualmente, muito se fala no aumento dos incêndios em vegetações. Contudo, os incêndios em estabelecimentos comerciais e em residências continuam ocorrendo. Um levantamento do Instituto Sprinkler Brasil revela que Minas Gerais é o quarto estado com mais notificações de incêndios estruturais em 2020.

O instituto capturou 676 ocorrências no Brasil de janeiro a agosto deste ano, registrando alta de aproximadamente 16% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram contabilizados 571 registros. Entre as diferentes categorias de estruturas, os estabelecimentos comerciais (lojas, shopping centers e supermercados) registraram o maior número de notícias na imprensa em 2020, com 158 ocorrências, seguidos por depósitos, com 135, e indústria, com 121.

Em Uberaba, os incêndios em estabelecimentos comerciais também vêm sendo registrados e noticiados. Nos últimos dias, por exemplo, algumas ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Uma unidade foi acionada na noite de segunda-feira (28), para combater incêndio em prédio comercial localizado na rua Alaor Prata, onde funciona a sede administrativa da Unimed. No domingo (27), o Corpo de Bombeiros combateu um incêndio em uma lanchonete na avenida Ramid Mauad, bairro Morumbi.

O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Anderson Passos, explicou que cada estabelecimento tem uma carga de incêndio, o que determina geralmente o risco e a proporção das chamas.

“Por exemplo, quando se tem um escritório, ali tem muito mais papel do que em uma residência. Quando se tem uma fábrica de óculos tem certos componentes no prédio, que se virarem uma outra aplicação, deixar de ser uma fábrica de óculos e passar a ser uma fábrica de biscoitos, irá mudar a quantidade de produtos químicos, quantidade de pessoas, isso é o que a gente chama genericamente de carga de incêndio. A diferenciação é muito mais do uso do que tem ali e das pessoas que ocupam, do que do prédio em si, do material que ele é construído, porque de uma maneira geral, as construções são, em grande maioria, cimento, areia e tijolo”, pontuou.  

Medidas de segurança

O comandante explica ainda que a maioria dos incêndios são causados por reflexos da ação humana, da falta de observação de regras de segurança mínima e pontua que é essencial que haja o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para que incêndios sejam evitados, a obtenção deste auto é um requisito fundamental.

“O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é uma espécie de alvará emitido, em que atestamos que foram seguidas as regras de segurança, no sentido de ter rota de fuga, que são portas em tamanho e largura adequada para que as pessoas possam sair do prédio em um tempo razoável e medidas para princípios de incêndios. É um projeto que é feito para ter medidas de prevenção, é claro, mas também de fuga de e condição das pessoas darem o primeiro combate em um princípio de incêndio até os Bombeiros chegarem”.

Passos ainda pontua que é importante que as pessoas verifiquem, antes de comprar ou alugar um imóvel para fins comerciais, se ele tem o AVCB. “É fundamental pelo seguinte, digamos que tenha um princípio de incêndio e que não exista os meios dele ser controlado. O incêndio pode se alastrar para toda a edificação. Isso é uma medida básica, do mesmo jeito que a pessoa tem que tomar cuidado com documentação fiscal, tem que verificar a segurança física”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por