POLÍCIA

Número de incêndios em residências cresce em Uberaba; veja como evitar

Raiane Duarte
Publicado em 30/09/2020 às 15:43Atualizado em 18/12/2022 às 09:54
Compartilhar

Foto/Divulgação/Bombeiros 

Nas últimas semanas, o Corpo de Bombeiros em Uberaba atendeu um grande número de incêndios. Além dos incêndios em vegetações e em estabelecimentos comerciais, outro tipo de ocorrência que vem sendo registrada com frequência é a de sinistros em residências.

Conforme levantamento do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, até o dia 24 de setembro deste ano, os incêndios em residências aumentaram 20% em relação a 2019. Até agosto de 2020 foram atendidos 130 incêndios residenciais; em 2019, no mesmo período foram 118 e 193 durante todo o ano.

Na última semana, na terça-feira (22), um caso sensibilizou a população uberabense. Uma garotinha de apenas 5 anos teve parada cardiorrespiratória após incêndio em residência no bairro Guanabara e faleceu no hospital. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o local não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Depois disso, outras ocorrências em residências foram registradas; no dia seguinte, na quarta (23), um incêndio no bairro Alfredo Freire, de origem criminosa, também foi combatido pelos Bombeiros.

Já na quinta-feira (24), devido às recentes ocorrências, a corporação realizou um exercício/demonstração de incêndios em sofá. O centro de treinamentos em Uberaba, onde há uma "casa de fogo", foi utilizado sendo comparado a um apartamento ou casa de alvenaria. Em poucos minutos o sofá velho foi consumido pelas chamas e em dado momento foi feita a extinção.

Após o treinamento, já durante o final de semana, mais outro incêndio criminoso em residência foi atendido. Após briga conjugal, uma mulher jogou gasolina na casa do ex-companheiro, na comunidade rural São Basílio e colocou fogo. Ela ficou gravemente ferida. Já nesta segunda-feira (28), outro incêndio na zona rural de Uberaba, próximo à rodovia AMG-2585 foi combatido. Desta vez, as chamas tiveram início nas instalações elétricas. Ontem foi resgatado um tamanduá-bandeira próximo ao local com as patas sangrando, provavelmente em decorrência deste incêndio. 

O comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos, explica que o que mais gera incêndios em residências, fora situações onde há um incendiário, são ações acerca do uso de fogões, instalações elétricas, com descuido de equipamento que esteja ligado e casos envolvendo crianças.

Cuidados para evitar incêndios em residências

Em relação aos acidentes na cozinha, Passos pontua que é preciso atenção ao manusear itens. “Tentar redobrar os cuidados, zelar para não deixar o fogão ligado sem alguém por perto, normalmente a pessoa coloca uma panela no fogo, esquece, depois de duas horas já ressecou todo o alimento ali e começa a pegar fogo na panela, no fogão e por fim na casa”.

Também é importante zelar das instalações elétricas e não as sobrecarregar com muitos aparelhos. “É muito comum que as casas hoje não tenham tomadas na quantidade de equipamento que existem atualmente, exemplo, em dado momento há quatro pessoas querendo carregar quatro celulares e não há esse tanto de tomada no cômodo. As pessoas começam a colocar benjamins ou T’s e fazem uso de extensões. Isso pode levar a uma sobrecarga, curto-circuito e se não tiver ninguém por perto o resultado pode ser o que temos visto aí”, explica o comandante.

“E por fim tem a questão das crianças, a utilização inadequada de qualquer equipamento, qualquer produto, na mão delas; como o álcool e o acendedor de fogão. Esse tipo de item tem que estar longe das crianças e se tiver ao alcance tem que estar com a supervisão de um adulto”, aconselha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por