POLÍCIA

PM pisa no pescoço de mulher negra em São Paulo; ela ainda foi derrubada em rasteira do policial

Publicado em 13/07/2020 às 09:27Atualizado em 18/12/2022 às 07:50
Compartilhar

Reprodução Fantástico

Mulher de 51 anos foi agredida por policial militar em São Paulo. O agente de segurança usou de violência durante confusão por atividade comercial em um bar na zona sul da capital. Moradores flagraram o momento e, em vídeo, sequência de ações da PM durante uma ocorrência na tarde de sábado, 30 de maio, em Parelheiros, por causa de um cliente que estacionou o veículo com som em alto volume, enquanto consumia no local.

A mulher agredida foi a dona do bar, que é viúva, tem cinco filhos e dois netos. Ela entrou na mira da PM ao tentar defender um amigo, que estava imobilizado no chão por policial. Segundo contou ao Fantástico, ela pedia ao policial para não bater mais no homem, que, segundo ela, estava desfalecido e tinha tomado joelhadas no rosto.

Foi quando o segundo policial, que estava armado e abordando outras pessoas, se aproximou da mulher e a empurrou para uma grade. Ela relata que tomou três socos e acabou derrubada com uma rasteira. Com a queda ela fraturou a tíbia.

O vídeo não mostra essa parte do ocorrido, mas, na sequência, a mulher aparece deitada de bruços, no meio-fio, ao lado de um carro, com o PM pisando em seu pescoço. Ele chega a apoiar todo o peso do corpo sobre a vítima.

Na sequência, o policial algema a dona do bar e a arrasta até a calçada. No relato, a comerciante disse que desmaiou quatro vezes e que se debatia, mas a violência não parava. "Quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço", contou.

Os policiais teriam alegado que foram atacados com uma barra de ferro e estavam se defendendo. Eles registraram um boletim de ocorrência por desacato, lesão corporal, desobediência e resistência. A comerciante foi atendida num hospital com ferimentos no rosto, nas costas e com a perna quebrada. Depois, foi levada para uma delegacia, onde ficou detida até o dia seguinte.

Os policiais militares que agrediram uma mulher em Parelheiros, na Capital de SP, já foram afastados e responderão a inquérito. As cenas exibidas no Fantástico causam repulsa. Inaceitável a conduta de violência desnecessária de alguns policiais. Não honram a qualidade da PM de SP — João Doria (@jdoriajr) July 13, 2020

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por