POLÍCIA

Gaeco realiza operação de combate ao crime organizado em Frutal, Fronteira, Conceição das Alagoas e Sumaré

Publicado em 09/07/2020 às 08:59Atualizado em 18/12/2022 às 07:42
Compartilhar

Foto/divulgação Gaeco  

    Cerca de oito mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Uberaba/MG nesta quinta-feira (9) durante a Operação “Torrentes II”. Os mandados foram cumpridos em em Frutal, Fronteira, Conceição das Alagoas, todas em Minas Gerais e ainda na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo. Uma pessoa está foragida.  A ação das forças de segurança é um desdobramento da Operação Torrentes, deflagrada em 2019 com alvos nas cidades de Frutal e Iturama, que teve como resultado a prisão de membros de uma facção criminosa e  apreensão de joias, dinheiro e outros bens

 Segundo informações do Gaeco, nesta fase as investigações levaram as equipes a acompanhar a ação da organização criminosa, “com a comercialização de drogas ilícitas e negócios omissos rentáveis, incluindo esquema de inserção e mercancia de drogas no Presídio de Frutal/MG através de visitantes credenciadas, para sanar dívidas contraídas com a prática escusa, funcionando de forma estruturada e institucionalizada”. 

 Foram cumpridos oito mandados de prisão e sete de busca e apreensão, em Frutal, Fronteira, Conceição das Alagoas e Sumaré em São Paulo sendo que um dos investigados já estava recolhido no Presídio de Frutal/MG e era ex funcionário da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de Frutal/MG.

Ainda de acordo com informações repassadas pelo Gaeco, um segundo alvo cumpria pena na APAC, contudo, foi beneficiado no dia 2 de julho com alvará de soltura (liberdade condicional), sendo preso na cidade de Sumaré/SP. 

Durante a operação foram realizadas ainda, a prisão de duas pessoas. Uma delas por por receptação e com ela foram apreendidos dois celulares produtos de crime e a outra foi presa por posse e uso de drogas. Com ela foram apreendidos diversos celulares que já estavam preparados para ser enviados para o Presídio de Frutal/MG.

"Além disso, foram apreendidos celulares, aparelhos eletrônicos, anotações e diversos materiais que irão subsidiar as análises do bojo processual probatório e irão contribuir para o desfecho das investigações".  A operação foi realizada em parceria com a  4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Frutal/MG,  e em em conjunto com a 3ª Companhia de Polícia Militar Independente e o 67º Batalhão de Polícia Militar, unidades da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Departamento Penitenciário de Minas Gerais – DEPENMG, 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – Gaeco – Núcleo de Campinas/SP.    Participaram da Operação “Torrentes II” os Promotores de Justiça, as Polícias Militar e Penal, Agentes do Gaeco e servidores do Ministério Público. Os Mandados de Busca e Apreensão foram expedidos pelo augusto Juízo da Vara Criminal de Infância e Juventude da Comarca de Frutal/MG.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por