POLÍCIA

Advogada no centro da operação do Gaeco para combater crimes contra o patrimônio

Publicado em 04/06/2020 às 12:47Atualizado em 18/12/2022 às 06:50
Compartilhar

Foto/divulgação

O  Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba, em parceria com as polícias Civil e Militar, deflagraram na manhã de hoje (4) a operação “Menina Veneno”, em Iturama, para combater crimes contra o patrimônio, como furto, extorsão, corrupção ativa e passiva, prevaricação e violação de sigilo funcional.    As investigações tiveram início no mês de janeiro de 2020 e apontaram para possíveis delitos cometidos por uma advogada, um empresário, agentes públicos e ladrões na cidade de Iturama/MG.

De acordo com informações da operação, em abril/2019, segundo registros constantes em boletins de ocorrência, autores realizaram roubo de defensivos agrícolas em uma propriedade rural localizada na região de União de Minas/MG, materiais estes avaliados em R$ 200.000,00. 

Após o roubo, a advogada passava a contactar e a extorquir as vítimas de furtos/roubos dos defensivos agrícolas, bem como os criminosos, oferecendo resgate para recuperar as mercadorias, mediante vantagem financeira. Para sucesso na ação, a advogada obtinha a localização dos criminosos através de acesso a informações confidenciais repassadas por agente públicos, mediante propina.

A partir daí, através de um esquema de corrupção, violação de sigilos profissionais e aliciamento da investigação criminal, agentes públicos passavam a identificar, contatar e pressionar os criminosos, fazendo com que entregassem os produtos subtraídos em troca de vantagem financeira.

O empresário, esposo da advogada, participava ativamente de esquema de cobranças monetárias das vítimas dos crimes nas propriedades rurais da região.

Foram ainda cumpridos sete mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, nas cidades de Iturama, Uberlândia e Itajubá.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por