POLÍCIA

Barragem se rompe em Perdizes e Bombeiros são acionados; veja vídeo

Acidente foi registrado nesta madrugada e não houve vítimas

Publicado em 31/05/2020 às 09:39Atualizado em 18/12/2022 às 06:42
Compartilhar

Foto/Mapa do local

O Corpo de Bombeiros foi acionado na madrugada deste domingo (31), após uma barragem se romper em Perdizes (MG). A barragem é utilizada na irrigação de uma lavoura de batatas de uma empresa alimentícia. Inicialmente foi divulgado que seria o rompimento de um açude, porém, ao chegarem no local constatou-se que tratava de uma barragem, haja vista a capacidade de 1 milhão de metros cúbicos d'água.

Todo o conteúdo foi extravasado, mas não houve vítimas. O volume d'água percorreu o solo da fazenda e foi recebido em uma barragem mais abaixo, cuja capacidade é de 4 milhões de metros cúbicos.

Vídeo da segunda barragem, que amorteceu o rompimento da primeira

Conforme informações dos Bombeiros, a barragem deságua em uma segunda, que por fim alcança o reservatório de Nova Ponte. Ainda, no caminho do Ribeirão Santa Juliana, está a cidade de Santa Juliana.

Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros, uma equipe do pelotão de emergências ambientais de Uberaba foi enviada para apoiar. "É comum neste tipo de situação, que a desinformação cause temor de graves danos, mas nada grave foi repassado", informou Passos.

O proprietário da empresa está sendo contatado para maiores esclarecimentos. Ainda segundo Passos, não há informações sobre casas alagadas ou ocorrências do tipo e não houve relatos de risco para área urbana. No início da manhã os militares iriam começar a fazer imagens com drone para compreender melhor a situação.  

Legislação

Conforme a Lei Estadual 23.291, de 25 de fevereiro de 2019, são consideradas barragens, de água ou líquidos associados a processos industriais, aquelas com capacidade total do reservatório maior ou igual a 1.000.000m3 (um milhão de metros cúbicos).

Imagem aérea/Bombeiros 

A legislação sobre barragens vem sendo atualizada. Em nível estadual, a regularização é feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Com o CBMMG não há cadastro para este fim

Segundo os Bombeiros, o que a corporação faz é colher informações das barragens para alimentar o banco de dados operacional, para caso de atuação em emergências

Ainda segundo informações repassadas pelo tenente-coronel Passos, o gestor das barragens afirmou que ambas as barragens estão regulares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por