POLÍCIA

Cascavel é encontrada na penitenciária de Uberaba

Agentes penitenciários acionaram o Corpo de Bombeiros para o resgate do animal

Publicado em 16/01/2020 às 10:23Atualizado em 18/12/2022 às 03:33
Compartilhar

Na madrugada desta quinta-feira (16), os detentos e agentes penitenciários tiveram uma surpresa nada agradável na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. Foi encontrada uma cobra cascavel no local, que apareceu em cela na Ala C. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o animal, que já havia sido capturado e estava dentro de uma garrafa quando os militares chegaram à penitenciária. À reportagem, a corporação informou ter realizado o correto transporte e soltura do animal no seu habitat natual, uma vez que não apresentava ferimentos aparentes. Segundo os bombeiros, a Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira é próxima à área rural, com diversas chácaras no entorno e, por isso, há a incidência desses animais na região.

O aparecimento de uma cobra dentro de cela evidencia o descaso com o local, segundo agentes penitenciários que entraram em contato com a reportagem do JM Online. Além da exposição ao risco inerente à função, os agentes também ficam apreensivos sobre o surgimento de outras situações que possam colocá-los em perigo, como é o caso do surgimento de animais peçonhentos. Mesmo comuns na região, pela proximidade à área rural, as cobras são animais venenosos, com predominância de hábitos noturnos.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para posicionamento sobre o assunto. Em nota, a pasta restringiu-se a confirmar o fato, explicando que "os presos foram retirados da cela pelos policiais penais, que também acionaram o Corpo de Bombeiros Militar para o recolhimento do animal do local. De acordo com a direção da penitenciária, será realizada a dedetização da unidade. Além disso, foi solicitado à prefeitura do município o serviço de limpeza no entorno da unidade prisional". Não foram especificadas as datas da última dedetização da unidade nem quando ocorrerá a próxima.A Sejusp também não se posicionou quanto à denúncia de descaso relatada pelos agentes que acionaram a reportagem. 

CUIDADOS

O Corpo de Bombeiros informa ainda que não há uma época específica do ano quando o atendimento a esse tipo de ocorrência seja mais habitual, sendo que ao longo de todos os meses resgates da mesma natureza são realizados. No caso de qualquer animal ser avistado em residências ou em qualquer outro local, a recomendação é manter a distância e ligar para o 193 (bombeiros) ou 190 (Polícia Militar Ambiental) para que os profissionais capacitados façam o resgate dos animais.

O Corpo de Bombeiros também orienta que a população não se aventure a capturar animais silvestres, colocando em risco a própria saúde e também a do animal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por