POLÍCIA

Furtos continuam preocupando usuários do transporte coletivo

Em uma única tarde, três mulheres foram assaltadas em Uberaba

Marília Mayer
Publicado em 13/12/2019 às 18:22Atualizado em 18/12/2022 às 02:46
Compartilhar

Mesmo com a operação natalina da 5ª Região da Polícia Militar (RPM) acontecendo em Uberaba, somente na quinta-feira (12), pelo menos três furtos aconteceram dentro do transporte coletivo urbano de Uberaba.

Em um dos casos, uma dona de casa, de 47 anos, só percebeu que havia sido vítima de crime depois que desembarcou do ônibus que faz a linha Beija Flor/Manoel Mendes. Enquanto estava no veículo, abriram o zíper da bolsa dela e pegaram a carteira contendo documentos, cartões bancários e dinheiro.

Além desta mulher, outras duas idosas foram furtadas em situações semelhantes. De uma vítima, de 63 anos, levaram a carteira com R$ 50 e documentos quando ela estava dentro do BRT/Vetor. Já de outra, aposentada de 83 anos, foram furtados R$ 1.050.

Registros de ocorrências de furtos no sistema do transporte coletivo são comuns e, inclusive, a situação é admitida pelo presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), André Campos. Em recente entrevista ao JM Online, ele reconheceu o problema, porém, foi enfático ao afirmar é papel da Polícia Militar coibir a criminalidade.

“Em todas as estações temos as filmagens e os ônibus também. O que a gente faz é contribuir com a Polícia Militar. Já foram vários os casos em que cedemos as imagens e a PM conseguiu prender esses delinquentes. Realmente, ainda, temos esse tipo de problema, mas diminuiu bastante. Nós tínhamos um número de assaltos tanto com motoristas, quanto passageiros, enorme, mas essa questão é com a Polícia Militar”, disse Campos. Polícia Militar dá dicas de segurança para serem adotadas dentro dos ônibus

O comandante do 67º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Breno Reis, explica que é comum a ocorrência de furtos em locais com grandes aglomerações. Ou seja, em períodos de pico, o acúmulo de pessoas dentro dos ônibus atraem a atenção dos bandidos.

Segundo ele, a Polícia Militar atua nessas situações, porém, salienta que os militares não conseguem acompanhar o que acontece dentro do veículo, ao vivo.

Então, quando acontece algum crime, viatura é acionada, a equipe técnica da Transube repassa as imagens do circuito de segurança e, só depois desse processo, iniciam-se os rastreamentos.

“Importante ressaltar que esse tempo passa ser grande e a chance de se obter a prisão da pessoa começa a diminuir com o passar do tempo”, enfatiza.

Exatamente por essa demora que a população deve adotar medidas de segurança. Entre os principais alvos dos criminosos estão celulares em bolsos de calças.

“É interessante que o cidadão que esteja com material exposto possa se proteger. As senhoras devem colocar as bolsas em locais que elas tenham o controle, na frente. Celulares no bolso da frente ou repartições de bolsas porque a gente sabe que no interior do ônibus é uma pessoa encostando na outra e são nessas oportunidades, nesse momento a pessoa pensa que é um esbarrão e, na verdade, é alguém que está cometendo a subtração de bens”, orienta o comandante. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por