Na última sexta-feira (8), uma mulher de 51 anos acabou perdendo quase 3 mil reais e tendo um empréstimo feito em seu nome, após receber ligação de uma pessoa que se passou por funcionário de banco.
Ela relatou que após receber uma ligação telefônica de um indivíduo que se identificou como funcionário do Banco do Brasil e solicitou atualização do aplicativo utilizado para transferências. Segundo os dados enviados pela Polícia, a vítima havia recebido um SMS do banco sobre atualização do aplicativo a cerca de um mês atrás e acreditou que fosse um contato feito pela empresa.
A mulher então realizou os procedimentos solicitados no caixa eletrônico, recebendo orientação deste indivíduo por telefone e realizando ações solicitadas no aplicativo em seu Smartphone.
Após alguns minutos, ela recebeu uma ligação de uma funcionária do banco questionando se reconhecia uma transferência de R$ 2.800 de sua conta para outra, além de um empréstimo do 13° salário, a qual ela prontamente negou. Devido ao ocorrido, ela teve a conta bloqueada.
As instituições financeiras orientam que as pessoas fiquem atentas às ligações de cobranças e bancos. Desconfie de situações muito favoráveis de empréstimos, que necessitam de valores inicias de depósitos ou atualizações de dados pessoais. Na dúvida, entre em contato com o banco através de canais oficiais.