POLÍCIA

Homem vai a júri por tentar matar vítima por duas vezes

Crime teria sido cometido no dia 30 de junho de 2015, mas conforme a denúncia, esta seria a segunda tentativa de Renato em tirar a vida da vítima

Thassiana Macedo
Publicado em 16/10/2019 às 22:48Atualizado em 18/12/2022 às 01:06
Compartilhar

O juiz da 3ª Vara Criminal de Uberaba, Stefano Renato Raymundo, aceitou a denúncia do Ministério Público para pronunciar Renato Junio Vieira Matias pela tentativa de homicídio qualificado, mediante emboscada, de Wanderson Barsanulfo de Oliveira. O crime teria sido cometido no dia 30 de junho de 2015, mas conforme a denúncia, esta seria a segunda tentativa de Renato de tirar a vida da vítima. A primeira teria ocorrido em 2011. 

De acordo com depoimento da vítima ao Ministério Público, Wanderson conhece o réu apenas por “Renatinho”, morador do bairro Uberaba I. Ele contou que os dois tiveram um atrito no ano de 2010 por causa de umas roupas do réu que estavam na casa da vítima, sendo que Renatinho teria ameaçado matar Wanderson por conta da situação. O fato é que no dia 27 de março do ano seguinte, Renato Junio tentou cumprir a promessa atingindo a vítima com cinco disparos de arma de fogo.

Ao contrário das pretensões do réu, Wanderson teria sobrevivido após três meses em estado grave no hospital. Desde então, a vítima nunca mais teria visto Renatinho até a data do segundo crime. Ainda conforme depoimento, no dia 30 de junho de 2015, Wanderson encontrava-se fazendo a limpeza de um terreno e quando carregava um carrinho de mão, Renato Junio teria chegado de surpresa em uma moto, já empunhando uma arma calibre 38, com a própria esposa na garupa. A vítima e o réu trocaram poucas palavras sobre o desentendimento de 2010 e Wanderson decidiu sair andando rapidamente, para longe do local.

Ao olhar para trás, a vítima viu Renatinho correndo em sua direção, momento em que também saiu correndo para se esconder em um bar, quando foi atingido no braço direito. Ele conta que, assim que deu entrada no estabelecimento, o réu entrou atrás atirando. Mesmo ferida no braço, a vítima entrou por um corredor que saiu na casa do dono do bar e Renatinho ainda conseguiu acertar dois tiros, sendo um nas costas e outro na barriga de Wanderson. Outros dois disparos acertaram a parede do bar, o que permitiu que a vítima conseguisse fugir do réu e sobreviver, mais uma vez. 

Em razão disso, Renato Junio Vieira Matias será submetido ao Tribunal do Júri. “Tendo em vista a gravidade dos fatos praticados, tratando-se da segunda tentativa de homicídio contra a mesma vítima e, ainda, a reincidência do acusado, verifico que, se solto, o réu provavelmente voltará a delinquir, tornando presentes os motivos da prisão preventiva, e a decretação da prisão cautelar”, decidiu o magistrando, que também negou ao réu o direito de recorrer em liberdade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por