GERAL

Desigualdade no Brasil cresce e atinge nível recorde

Pesquisa mostra que ricos estão mais ricos e pobres ainda mais pobres

Publicado em 16/08/2019 às 18:22Atualizado em 17/12/2022 às 23:27
Compartilhar

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou nessa semana o estudo “A Escalada da Desigualdade”. A pesquisa mostra que no recorte de 4 anos e 3 meses, os ricos se tornam mais ricos, e os pobres mais pobres no Brasil. A instituição afirma que o segundo trimestre de 2019 foi o 17° consecutivo de aumento na desigualdade no país e é "um recorde nas séries históricas brasileiras".

"Nem mesmo em 1989, que constitui nosso pico histórico de desigualdade brasileira, houve um movimento de concentração de renda por tantos períodos consecutivos", diz o estudo assinado pelo economista Marcelo Neri.

O estudo divide as rendas familiares em estratos e mostra como a depreciação dos indicadores econômicos afetou diferentemente os grupos nos últimos 17 trimestres. A metade mais pobre teve perda acumulada de 17,1% na renda no período. Os 40% da faixa intermediária apresentaram perdas de 4,16%. Já entre os 10% mais ricos, houve incremento de 2,55% na renda.

O estudo mostra que, desde o fim de 2014 até 2017, a população vivendo na pobreza no país expandiu 33%, passando de 8,4% para 11,2% dos brasileiros (23,3 milhões de pessoas naquele ano).

"Apenas em 2015 a pobreza subiu 19,3% no Brasil, com 3,6 milhões de novos pobres", aponta. A linha de pobreza usada pela FGV é calculada na base do dinheiro que as pessoas dispõem para viver: quem tinha menos de R$ 233 por mês, em agosto de 2018, era considerado pobre.

O cálculo é feito usando dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) e do índice de Gini, usado mundialmente para medir a desigualdade.

Neste período, passaram três presidentes: até maio de 2015 o governo era de Dilma Rousseff (PT). Depois, com o impeachment, assinou Michel Temer (MDB). Em janeiro deste ano assumiu Jair Bolsonaro (PSL).

Entre os principais fatores para o resultado, diz o estudo, está o aumento da taxa de desemprego nesse período.

*Com informações UOL 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por