POLÍCIA

Segurança pública no Norte de Minas faz operação para transferir dupla envolvida em roubo da Rodoban

O fato aconteceu depois de descoberta de resgate da dupla no Presídio de Segurança Máxima de Francisco Sá

Publicado em 16/12/2018 às 10:38Atualizado em 17/12/2022 às 16:32
Compartilhar

Foto/divulgação PMMG

Forças de segurança no Norte de Minas Gerais montaram uma grande operação para transferir dois presos do Presídio de Segurança Máxima de Francisco Sá depois da descoberta de um plano para resgatar os dois detentos da penitenciária da cidade homônima. Os bandidos são integrantes de facção paulista chefiada por detentos, e a Polícia Civil confirmou que os dois fazem parte de um grupo que participou de um roubo milionário em Uberaba, em novembro de 2017.

O plano para o resgate dos dois mobilizou diferentes órgãos de segurança de Minas Gerais. O policiamento foi reforçado para fechar o cerco da organização criminosa que tentava o resgate. O plano foi descoberto a partir de investigações do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), que confirmou as informações recebidas pelo setor de inteligência da Polícia Civil de Goiás, segundo o inspetor do Deoesp Marco Matos.

“Esses dois homens estão presos por roubos com uso de explosivos e são membros da facção paulista subordinados diretamente ao comando da organização criminosa em São Paulo. Um deles é do grupo chamado de ‘Sintonia Restrita’, que se reporta diretamente aos líderes”, informou .

Ainda conforme o policial, a Polícia Civil descobriu que um grupo com marginais de vários lugares do Brasil pretendia sitiar a cidade de Francisco Sá e usaria explosivos para entrar na cadeia, além de planejar o uso de armas de grosso calibre como metralhadora .50 e fuzis de diferentes calibres. “As equipes do Deoesp continuam os levantamentos para identificar as pessoas que participariam do resgate”, acrescenta.

Até o momento ninguém foi preso. Diante das ameaças do resgate, que seria feito com emprego de grande poder de fogo, a Justiça de Minas Gerais foi mobilizada para autorizar a transferência dos dois detentos. O Ministério Público opinou favoravelmente à realocação, com o aval também pela Justiça Federal, que é quem autoriza a entrada dos detentos no sistema penitenciário federal.

A Secretaria de Administração Prisional (Seap) organizou a transferência em uma grande operação, que contou com aeronaves da Polícia Militar. “O serviço de inteligência dos órgãos envolvidos tiveram informação do intento do grupo criminoso que queria resgatar os presos. Nas informações ampliadas, chegou a quais seriam os presos”, explicou o capitão Wellignton Eduardo Mourão, chefe da Seção de Planejamento e Operações da 11ª Região da Polícia Militar (RPM).

Para evitar essa ação, os presos foram retirados da unidade com um forte esquema de segurança, que contou com dezenas de policiais, helicóptero e um avião. Eles foram levados para o aeroporto de Montes Claros, cidade vizinha, em veículos. Depois, embarcaram em uma aeronave e foram levados para um presídio federal. O local foi mantido em sigilo por motivos de segurança. O cerco continua no Norte de Minas.

*com informações do Jornal Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por