POLÍCIA

Novo comandante da 5ª RPM quer polícia mais próxima das pessoas

Com a promessa de muito trabalho e dedicação, o coronel Lupércio Peres Dalvas agora é responsável pelo policiamento de 30 municípios e quatro distritos

Renato Manfrim
Publicado em 23/07/2017 às 21:32Atualizado em 16/12/2022 às 11:49
Compartilhar

Foto/Sérgio Teixeira/PMMG

Coronel Lupércio Peres Dalvas, que assumiu o comando da 5ª RPM na semana que passou, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã

“O foco do nosso comando vai ser estar mais próximo da comunidade. O papel maior das polícias é trabalhar em prol da sociedade. A presença da polícia não é necessariamente para prender o infrator, mas é evitar que ele cometa o crime. O seu papel principal é atuar preventivamente”, destacou o mineiro de Santos Dumont Lupércio Peres Dalvas, de 45 anos. Ele chegou a Uberaba no último dia 18 para assumir o comando da 5ª Região de Polícia Militar (RPM).

Com a promessa de muito trabalho e dedicação, o coronel Peres agora é responsável pelo policiamento de 30 municípios e quatro distritos. Ele assumiu o comando da 5ª RPM devido à aposentadoria do coronel Eliel Alves Júnior, que, na linguagem da Polícia Militar, foi para reserva ou reformado.

O coronel Peres ingressou na Polícia Militar em 1990, sendo declarado aspirante a oficial em 1993. Antes de vir para Uberaba, ele exercia a função de diretor de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar, em Belo Horizonte (MG). Ele é bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar e também bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

As suas principais funções exercidas na PM foram comandante da 21ª Cia. do 34º BPM, chefe da Seção de Inteligência da 1ª RPM, chefe da Seção de Recursos Humanos do Comando de Policiamento da Capital, comandante do 5º BPM e comandante da Escola de Formação de Oficiais (EFO).

À reportagem do Jornal da Manhã, o coronel Peres falou de seu trabalho na cidade. Confira!

Segurança maior que números. Segundo o coronel Peres, a ideia é agregar outros quesitos em um trabalho de integração entre os órgãos do sistema de defesa social que já estava sendo bem feito pelo antigo comando. “Eu não gosto simplesmente de trabalhar com números, porque o objetivo é muito maior do que isto. Qual o grau de proteção que você [o sistema de segurança] está desempenhando? Quantos crimes deixaram de acontecer com a presença da polícia? Então, na verdade, a ideia de proteção é trazer um ambiente agradável e de segurança para a população ordeira”, considerou. Para ele, o desafio é também que haja uma constância nas operações da PM no que diz respeito às prisões e apreensões, ou seja, respostas e soluções aos crimes praticados em Uberaba e região. “Vamos estar de forma constante nas ruas para levar tranquilidade às pessoas.” 

Fim em si mesmo. O coronel Peres destaca que, como qualquer empresa, a Polícia Militar também precisa levar em consideração os números e metas, mas isto não é um fim em si mesmo. “Porque a gente acha que o fim em si mesmo não é conseguir apreender, por exemplo, número ‘x’ de armas de fogo. Se tem menos armas de fogo circulando, é o nosso objetivo.” Outro exemplo que o comandante regional da PM cita é que o objetivo também não é fazer muitas prisões: “A gente queria fazer zero prisões, não queremos que circule armas e drogas, ou seja, não queremos que as pessoas transgridam as normas. A prisão, apreensão de drogas e de armas são consequências de um serviço bem feito, mas não é um fim em si mesmo”. 

Ostensivo que leva ao preventivo. Para o coronel Peres, os policiamentos ostensivo e preventivo estão extremamente interligados. “A ostensividade significa estar fardado com viaturas e postados em lugares estratégicos. É exatamente isto que a gente vem tentando maximizar. E quanto mais ostensivo, mais preventivamente ela [a polícia] vai atuar, ou seja, o seu papel principal é atuar preventivamente. Estar antes de acontecer o fato é muito melhor”, ressaltou o coronel Peres. 

Efetivo necessário. “Quando se verifica as necessidades humanas, elas são infinitas, e os recursos são finitos. Então, mais importante que a quantidade é a qualidade destes recursos. Se você emprega bem estes recursos, com certeza eles te trarão resultados maiores. Você pode ter muito recurso e empregá-lo de forma desperdiçada e inadequada. Então, a gente vem buscando enxugar a máquina administrativa para também colocar na rua, se necessário, mesmo os militares que trabalham dentro do quartel. Na verdade, a gente não cita a questão de números, mas temos um aporte de recursos humanos considerável em toda a região. Nós temos um número suficiente para fazer frente às necessidades de Uberaba e região”, disse. No Estado de Minas Gerais são 44 mil policiais militares. “Se nós precisarmos, por exemplo, recambiar militares de Belo Horizonte para Uberaba, nós o faremos. O quantitativo de militar vai fazer frente às necessidades. Para o marginal não existe fronteira”, destacou.  

O que esperar... “Todos podem esperar de mim e de toda a tropa da 5ª RPM muito empenho, profissionalismo e dedicação. Podem ter certeza de que tudo isto não faltará. Nós temos que valorizar a nossa Segurança Pública. Então, fazemos isto valorizando o policial que está constantemente trabalhando em prol da sociedade”, finalizou o novo comandante da 5ª RPM.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por