POLÍCIA

Morre o 5º bebê vítima de infecção por bactéria na UTI neonatal do HC

Outros quatro recém-nascidos morreram na UTI neonatal, no dia 20 de março, infectados pela bactéria Enterobacter cloacae multissensível

Renato Manfrim
Publicado em 04/04/2018 às 07:21Atualizado em 16/12/2022 às 05:04
Compartilhar

Jairo Chagas

Segundo informações do HC, o segundo bebê permanece internado em decorrência de sua prematuridade

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) informou ontem que no dia 30 de março (última sexta-feira), às 2h da manhã, morreu um dos bebês que estavam internados na UTI neonatal, onde permanecia em tratamento de infecção pela bactéria Enterobacter cloacae multissensível. Com isso, o número de bebês mortos - infectados por esta bactéria - chegou a cinco, uma vez que outros quatro recém-nascidos morreram na UTI neonatal no dia 20 de março.

Ainda conforme informações do HC/UFTM, o segundo bebê, que também estava infectado com bactéria, não apresenta mais infecção e permanece internado em decorrência de sua prematuridade. Não há outros casos da infecção bacteriana no complexo hospitalar.

Ainda não se sabe qual foi a fonte de contaminação, o que provocou a infecção dos recém-nascidos. "A metodologia de investigação é sigilosa, para não comprometer as etapas do processo de apuração. Todas as amostras necessárias já foram coletadas. Os resultados das análises microbiológicas estão, agora, sob responsabilidade das vigilâncias sanitárias municipal e estadual. Quando houver resultado oficial, o HC/UFTM será notificado e dará publicidade", diz nota do hospital.

A entrada de novos pacientes na UTI neonatal chegou a ser suspensa temporariamente, mas acabou retomada no dia 23 de março.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por