POLÍCIA

Gaeco Uberaba investiga homicídios em Iturama; crimes são entre gangues rivais

Publicado em 07/04/2022 às 09:46Atualizado em 18/12/2022 às 18:55
Compartilhar

Um dos armamentos apreendidos pelos policiais

A operação "Sexto Mandamento", deflagrada na manhã desta quinta-feira (7), pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberaba, visa combater grupos criminosos rivais em um bairro periférico da cidade de Iturama, no Triângulo Mineiro. A operação recebe o nome do mandamento bíblico "não matarás", visto que o índice de homicídios entre criminosos rivais que disputam espaço territorial para domínio do tráfico de drogas tem sido alto.

Segundo informações das autoridades, durante a investigação que teve início em julho do último ano, foram verificados números expressivos de ocorrências envolvendo tentativas e até mesmo homicídios consumados na cidade de Iturama, motivados pela disputa acirrada entre suspeitos de comandarem o tráfico de drogas em bairro estratégico. A invasão de um grupo em um bairro controlado por outro grupo, somada ao assassinato de uma das lideranças, deu início a uma disputa conflituosa sem precedentes.

No início de 2021, segundo informações do Gaeco, foram registrados 8 homicídios consumados e 5 tentativas. Foram cumpridos 13 mandados de Busca e Apreensão, dos quais 12 foram em Iturama/MG e 1 em Paranaíba/MS, além de 14 mandados de prisão preventiva, dos quais 10 eram em Iturama/MG, 1 em Parnaíba/MS e outros 3 em desfavor de indivíduos presos, reclusos em Uberaba/MG, São José do Rio Preto/SP e 01 Riolândia/SP.

Até o momento, durante as buscas, foram localizadas armas e munições, além de pedras de crack e pasta base. Vale ressaltar que as diligências ainda estão sendo realizadas e que, além destes citados, houve também sequestro de valores na quantia de 1.6 milhões de reais dos investigados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por