JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍCIA

Continua depois da publicidade



Rio Paranaíba transborda e obriga cerca de 80 famílias a deixarem suas casas em Patos

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/01/2022 - 11:44:11.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 17 residências ficaram submersas na região de Mata-Burros, em Patos de Minas, após a água do Rio Paranaíba transbordar (Foto/Divulgação Corpo de Bombeiros)

Mais de 80 famílias ficaram desabrigadas e desalojadas após enchente registrada nesta terça-feira (11) em Patos de Minas, a 260km de Uberaba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros na tarde de ontem, cerca de 17 residências ficaram submersas na região de Mata-Burros. Até o início desta manhã eram cerca de 200 adultos e mais de 40 crianças em situação de vulnerabilidade.

Levantamento feito pela Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, por volta das 18h, apontou o transbordamento do Rio Paranaíba. A água chegou a passar por cima da ponte do Arco, que já estava interditada anteriormente.

Os trabalhos foram retomados nesta quarta-feira, inclusive com o envio de embarcação para o resgate de animais que eventualmente tenham ficado para trás. Segundo informações preliminares, poucas famílias conseguiram salvar seus pertences pessoais.

"Aproveitamos o ensejo para orientar a população para que evite as margens do Rio Paranaíba, haja vista que temos ainda uma grande precipitação pluviométrica para os próximos dias e o nível do rio vem subindo com bastante rapidez. O Corpo de Bombeiros está atento a esses riscos e ao lado da população para proteger e ajudar no que for necessário. Precisando, ligue 193", orientou o Tenente Coronel Duarte, comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar.

Fotos/Divulgação Corpo de Bombeiros

Governo intensifica ajuda aos municípios em situação de calamidade pública

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) está em contato direto com gestores de assistência social dos municípios atingidos pelas chuvas intensas e intermitentes, prestando apoio técnico, via equipe da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e das 22 Diretorias Regionais da Sedese. Segundo informações da Defesa Civil, são 341 municípios em estado de emergência ou calamidade pública, 3.992 desabrigados e 24.610 desalojados.

Diante da urgência da situação e para a ajuda chegar mais rapidamente aos estados e municípios, a Sedese alerta sobre importantes alterações realizadas pelo Ministério da Cidadania, na Portaria nº 90, de 3 de setembro de 2013, que dispõe sobre parâmetros e procedimentos para o cofinanciamento federal para proteção às famílias de atingidos por situações de calamidades públicas e emergências no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

 

Doações

 

O governo de Minas Gerais está mobilizando uma campanha para arrecadação de doações que serão encaminhadas a população das cidades afetadas pelas fortes chuvas no estado. A ação acontece em parceria com a Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil.

Serão coletados água, alimentos não perecíveis, cobertores, colchões, roupas de cama, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Os interessados em ajudar podem levar as doações em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Confira os endereços:

Corpo de Bombeiros: Rua Treze de maio, 74 -centro

Polícia Militar:

  • Rua Florianópolis, 651 - Santa Marta
  • 191 CIA PM/67 BPM/5 RPM: Rua Edgar Vidal Leite, 630 - Bairro Olinda
  • 212 CIA PM/67 BPM/5 RPM: Avenida Guilherme Ferreira, 1633 -Cidade Jardim
  • 299 CIA TM/67 BPM/5 RPM: Rua Alorianopolis, 551 - Fabricio
  • 4 BPM/5 RPM: Rua Magalhães Pinto, 530 - Fabrício
  • 41 CIA PM/4 BPM/5 RPM: Rua Djalma Castro Alves, 50 - Amoroso Costa
  • GAB CMT/4 BPM/5 RPM: Rua Magalhães Pinto, 530
  • 40 CIA PM/4 BPM/5 RPM: Rua São Mateus , 675 - Abadia

Polícia Civil:

  • Rua Inspetor Isidro Ferreira Filho , 55 - Fabricio
  • Rua Edgar Vidal Leite Ribeiro, 623 - Bairro Olinda
  • Avenida Guilherme Ferreira, 1633 - Centro
  • Rua Luiz Próspero, 242 - Parque das Américas

 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia