POLÍCIA

26 mortos em confronto com a PM em Varginha: o que é o "novo cangaço"?

Publicado em 01/11/2021 às 06:43Atualizado em 19/12/2022 às 01:21
Compartilhar

Violenta troca de tiros nos arredores de Varginha, no Sul de Minas, deixou 26 suspeitos mortos neste domingo (31), todos eles suspeitos de integrarem uma quadrilha do chamado Novo Cangaço. A expressão existe há mais de 30 anos e é usada para definir quadrilhas especializadas em assaltos a bancos com criminosos fortemente armados. 

Em Minas Gerais, esse tipo de crime é praticado sobretudo no interior do Estado, deixando a população aterrorizada. Em Uberaba, inclusive, temos um exemplo bastante recente, quando um grupo com 25 criminosos cercou a região central da cidade, fazendo reféns; uma delas acabou morrendo em decorrência da ação criminosa. Por aqui, em junho de 2019, nenhum criminoso foi morto durante a ação policial, à época liderada pelo comandante da 5ª Região de Polícia Militar, coronel Lupércio Peres, que foi para o front. Um dos líderes de facção criminosa especializada em roubo a bancos acabou preso tempos depois, na cidade de Americana. 

Mega-assalto em Uberaba, no fim de junho de 2020 (Foto/Arquivo JM)

Apesar de recente, o mega-assalto ao Banco do Brasil em Uberaba não foi o último do tipo registrado. No fim de agosto deste ano, ao menos 20 criminosos fortemente armados invadiram a cidade paulista de Araçatuba, promovendo explosões e quebra-quebra em agências bancárias. A ocorrência terminou com três mortos, sendo dois moradores e um suspeito de participar do crime. As imagens do crime em Araçatuba são de arrepiar, sobretudo com o fato de populares terem sido usados pelos criminosos como escudos-humanos. 

No ano passado foi a vez de Criciúma, em Santa Catarina, sofrer com o Novo Cangaço, quando pelo menos 30 criminosos fortemente armados em dez veículos lançaram um caminhão em frente a um batalhão da Polícia Militar e atearam fogo. Intensa troca de tiros, explosivos espalhados pela cidade, vários disparos com armamento pesado, muitos reféns e um roubo milionário depois, a ação terminou com a fuga da quadrilha e parte do dinheiro roubado espalhado pelas ruas da cidade. 

Bandidos armados até os dentes sitiaram Criciúma, em Santa Catarina, levando o terror de uma modalidade criminosa cada dia mais frequente no país (Foto/Reprodução redes sociais)

Os criminosos não chegam às cidades sem estarem fortemente armados. As ações do Novo Cangaço são sempre marcadas por extrema violência. Em todos os casos a rotina é a mesma: criminosos equipados com roupas especiais, coletes à prova de balas e metralhadoras, quadrilhas com 30 a 40 criminosos chegam às cidades a bordo de diversos carros roubados, fuzilam batalhões da Polícia Militar com armas de grosso calibre para impedir a ação policial próxima ao local do crime, fazem disparos para intimidar a população, interditam vias de acesso à cidade e ao local e explodem caixas eletrônicos. Horas depois fogem com o dinheiro e abandonam os veículos usados em outras localidades. Os lugares também são escolhidos pela facilidade: se dá para entrar e pegar o dinheiro, se tem polícia suficiente para barrá-los, se será possível manter a polícia longe do local do crime, se tem rotas de fuga.

Em Varginha, a ação policial surpreendeu os bandidos em um sítio nos arredores e teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal. Segundo informou a Polícia Militar, esta foi a maior operação realizada contra o Novo Cangaço na história brasileira. Isso porque o arsenal de armas usadas pelos criminosos era impressionante: pelo menos dez fuzis, uma escopeta calibre 12, vários explosivos, metralhadoras ponto 50, que podem até mesmo derrubar aeronaves. Segundo o setor de inteligência da Polícia Militar, os suspeitos se preparavam para atacar bancos na região entre domingo (31) e hoje (1º). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por