Foto/Divulgação/Sejusp
Um policial penal que atua na Penitenciária de Uberlândia (Professor João Pimenta da Veiga) avistou um drone, na manhã desta terça-feira (6/4), sobrevoando a área de pavilhões da unidade prisional. Ele acionou a equipe, via rádio, que efetuou disparos de arma de fogo para abater o veículo aéreo não tripulado, que continha um objeto pendurad uma caixa de leite com quatro smartphones, quatro baterias de celulares, quatro cabos USB, quatro pedaços de serra, três fones de ouvido, três carregadores e dois chips.
A aeronave soltou o objeto que carregava em uma mata próxima à unidade prisional e continuou sobrevoando a penitenciária, mas foi abatida pelos policiais penais. O material foi apreendido pelo diretor-geral da unidade, Marcus Vinícius, juntamente com o subdiretor de Segurança, Ramon Damasceno, e a equipe de plantão. Buscas foram feitas no entorno da unidade prisional para encontrar o operador do veículo, mas o suspeito não foi localizado.
Os objetos ilegais foram encaminhados para a Polícia Civil, que fica a cargo das investigações criminais. O veículo aéreo não tripulado passará por uma manutenção e retornará para a penitenciária para ser usado no patrulhamento aéreo da unidade prisional, que já conta com um drone para operações de segurança.
Segundo o diretor-geral, a ação destaca o bom trabalho executado para coibir esses crimes na penitenciária. “Esse tipo de delito, com uso de drones, tem sido frequente para tentar burlar a segurança nas unidades prisionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Contudo, com a vigilância constante executada pelos policiais penais podemos demonstrar a forte presença do Estado, atuando para garantir a manutenção da segurança e da disciplina no ambiente prisional”, destaca.