JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de março de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Menina de 10 anos estuprada pelo padrasto e grávida de gêmeos faz aborto em MG

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

21/01/2021 - 16:33:56. Última atualização: 21/01/2021 - 16:34:28.

A criança de 10 anos que foi estuprada e engravidou do padrasto em Governador Valadares, na região do Rio Doce, realizou o aborto dos gêmeos, nesta quarta feira (20). Ela permanece internada em Governador Valadares e passa bem. A vítima estava grávida de 14 semanas, ou seja, cerca de três meses. 

O advogado da vítima, Jayson Keyby Castro, disse que o aborto foi feito de forma legal, já que a legislação permite que o procedimento seja feito em caso de estupro e em caso de trazer riscos à saúde da criança. A menina se enquadra nas duas situações. De acordo com ele, que acompanha as investigações do caso, a criança recebe acompanhamento psicológico na unidade de saúde. 

A delegada Adelina Xavier Santos informou que a criança ficará em observação no hospital. "A mãe me disse que o procedimento de interrupção da gestação que começou ontem, por que é um procedimento demorado, terminou hoje. A criança estava na curetagem e passava bem. O material vai ser recolhido pelo IML (Instituto Médico-Legal) de Governador Valadares e será encaminhado para Belo Horizonte para realização dos exames pertinentes", disse. 

A família é acompanhada pelo Conselho Tutelar e pela assistência social do município. A delegada pediu à Justiça a prisão do suspeito do crime, mas ele segue foragido. "Ainda não tivemos a manifestação do judiciário, mas tão logo tenhamos o mandado, a equipe ligará todos os esforços para que a gente consiga localizar e trazer esse investigado para prestar esclarecimentos na delegacia", concluiu. 

O caso

A mãe da vítima, que também está grávida do suspeito, descobriu o crime após a menstruação da criança atrasar e a menina ser levada para fazer uma ultrassonografia, que identificou a gestação gemelar. A criança contou para a mãe que o padastro era o pai dos gêmeos e que ela era estuprada desde os 6 anos de idade.

A mulher se revoltou e brigou com o padastro da criança, com quem ela tem dois filhos. O homem fugiu e não foi mais localizado. Nessa quarta-feira (20), ele ligou para a mãe da criança e disse que estava em Conselheiro Pena, também na região do Rio Doce, mas que ia desaparecer por medo de ser morto.  

Gravidez da criança era de alto risco

A ginecologista e obstetra, especialista em ginecologia infanto puberal, Ana Cristina Corrêa Costa explica que a gravidez de uma menina de 10 anos, e ainda mais de gêmeos, é de altíssimo risco. "A gravidez de gêmeos já é de risco, independente da idade. A de uma menina de 10 anos será sempre de risco, se ela tiver um corpo de criança e for miudinha isso complica ainda mais a gestação", explica.

Ainda de acordo com ela, pela própria idade há uma série de problemas que a vítima pode enfrentar na gestação. "Adolescentes grávidas - segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a partir de 10 anos é considerado adolescente - podem ter anemia, diabetes gestacional e hipertensão induzida pela gravidez com mais frequência que mulheres adultas. Além disso há risco de parto prematuro, mais comum em gravidez gemelar, baixo peso ao nascer, também mais comum em gemelar, e morte neonatal."

Permissão do aborto 

O aborto é proibido no Brasil. Porém, a lei prevê três exceções: violência sexual, anencefalia do feto (ausência ou malformação do sistema cerebral) e gestação que oferece risco à vida da mulher.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia