POLÍCIA

Entrada de alimentos na penitenciária fica proibida e novos presos vão para Sacramento

As medidas têm por objetivo isolar reclusos de contato com objetos e novos detentos que possam estar contaminados com coronavírus

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 21/03/2020 às 13:33Atualizado em 18/12/2022 às 05:09
Compartilhar

A entrada de alimentos e de kits de higiene está proibida na penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira”, desde sexta-feira (20), e novos presos serão enviados a Sacramento, a 80 quilômetros de Uberaba. As medidas têm por objetivo isolar reclusos de contato com objetos e novos detentos que possam estar contaminados com coronavírus. 

Segundo Itamar Silva Ribeiro Júnior, diretor penitenciário da 5ª Região de Minas Gerais, “a medida é adotada a fim de potencializar as ações de observação e triagem dos presos recém-admitidos”, esclarece. 

Na sexta-feira, reclamações sobre descumprimento do envio de materiais aos presos foram enviadas ao Jornal da Manhã. Itamar Silva esclarece que uma falha de comunicação fez com que a direção do presídio acreditasse que a medida seria adotada a partir de sábado (21). “Houve um ruído na informação, tendo em vista que o comunicado relatava que a medida estaria adotada a partir de sábado. Então, algumas pessoas foram até a porta do presídio na sexta-feira (20), e o diretor autorizou a entrada dessas pessoas, para evitar aglomeração”, revela.

Segundo Itamar, a entrada dos materiais foi apenas no período da manhã e em pequena quantidade. “Foram poucas pessoas, somente na parte da manhã, e nós comunicamos à Sejusp-MG para estar ciente da situação. Mas desde então já está suspensa a entrega de materiais para os indivíduos privados de liberdade”, pontua. 

Por fim, o diretor regional de penitenciárias esclarece que seguem autorizadas entregas de remédios e cigarros enviadas por meio postal. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), em nota, afirmou que “não há descumprimento da resolução. A partir do dia 20 não serão recebidos mais itens”.

Entenda as unidades de referência

Todas as regiões do Estado terão unidades referência, que vão funcionar como centros de triagem e portas de entrada. Isso significa que todas as pessoas que forem presas, vão para uma unidade específica em cada região (caso de Uberaba será Sacramento) para cumprirem quarentena e observação, evitando um possível contágio com seu encaminhamento imediato para outras unidades. Passada a quarentena, eles serão encaminhados para outras penitenciárias ou presídios.

A unidade de Sacramento está sendo esvaziada para servir a este propósito.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) não comenta transferências por questões de segurança

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por